Como escrever um Press Release

Como escrever um Press Release
Um Press Release, ou seja, um comunicado de imprensa é simplesmente uma declaração por escrito distribuído aos meios de comunicação social. Eles podem anunciar uma série de novidades: eventos agendados, promoções, prêmios recebidos, notícias sobre produtos e serviços, novas parcerias importantes, etc.

Como escrever um Press Release


Passos para escrever seu Press Release

1. O título
O título, ou seja, a primeira frase agarra o leitor e diz quem, o que, quando, onde, porquê e como.

O título do Press Release deve ser breve, claro e direto ao ponto. Use os títulos e sub-títulos do seu Press Release como versões compactas de todo o conteúdo do Press Release.

Geralmente, títulos de um Press Release devem ter o estilo de uma notícia ou de um anúncio, com o fim de atrair leitores e jornalistas. Pode descrever a última conquista de uma organização, um novo evento, um novo produto ou serviço. Por exemplo, "Empresa XYZ anuncia Parceria estratégica com Empresa ABC" Títulos são escritos em negrito e são tipicamente muito maior em tamanho do que o texto do Press Release. Os títulos incluem o uso de tempo presente, sem usar "um(a)" e "a"/"o", bem como formas do verbo "ser" em certos contextos.

2. O Press Release
O Press Release deve ser escrito como você quer que ele apareça em uma notícia de um jornal.

O Press Release deve ser compacto. Evite usar  longas frases e parágrafos. Evite repetições de palavras.

Um primeiro parágrafo (duas a três frases) deve ser um resumo do Press Release e o resto deve ser mais detalhado. Nem jornalistas nem outros leitores iriam ler todo o Press Release, se o início do artigo não gerar interesse.

 Tente fazer o máximo uso destes fatos reais. Um método simples para escrever um Press Release eficaz é fazer uma lista dos seguintes itens:

3. Informe os 5 itens:
Quem, o que, quando, onde, porquê e como.

Em seguida, considere os seguintes pontos:

Qual é a notícia?

Por que isso é notícia?

As pessoas, produtos, itens, datas e outros aspectos relacionados com a notícia.

O objetivo da notícia.

Sua empresa - a fonte desta notícia.

- O tamanho de um Press Release deve ser aproximadamente uma página

- Quanto mais você consegue atrair o leitor com seu Press Release, maiores as probabilidades de ser selecionado.

4. Inclua informações sobre a sua empresa
Quando um jornalista recebe seu Press Release, ele / ela logicamente quer mencionar a empresa na notícia. Jornalistas podem obter as informações sobre a empresa nesta seção.

O título da seção deve ser - Sobre EMPRESA_XYZ

Após o título, use um parágrafo ou dois para descrever sua empresa com 5 / 6 linhas cada. O texto deve descrever sua empresa, o seu ramo de negócio e a política da empresa. Muitas empresas já têm folders profissionais, apresentações, planos de negócio, etc - este texto introdutório pode ser colocado aqui.

Ao final desta seção, informe o endereço do seu site. O link deve ser o URL completo.

5. Junte as seções
Fornece alguns links adicionais que se referem a seu Press Release ou finaliza seu Press Release com as informações de contato.

6. Adicione informações de contato
Se o seu Press Release realmente for considerado para publicação, jornalistas talvez  queiram mais informações.

Se possivel, você pode informar os contatos de uma pessoa responsável para contato direto.

Caso contrário, você deve informar os detalhes do seu departamento MEDIA / PR na seção CONTATO. Se você não tem uma equipe dedicada para esta função, terá de nomear alguém que irá funcionar como uma ligação entre a mídia e sua empresa.

Os dados de contatos devem ser limitados e específicos para o seu Press Release. Os dados devem incluir:


>> O nome oficial da empresa
>> Departamento Media/PR e nome da pessoa para contato
>> Endereço comercial
>> Números de telefone/Fax
>> Endereços E-mail
>> Endereço do Website