21/11/2018

Fintech promete reduzir inadimplência de PMEs por meio de recuperação online de créditos

debitto aciona clientes devedores e resgata valor de títulos mediante taxa de sucesso

0
(0)

 

debbito

Quinze bilhões de reais é o total de créditos a que PMEs têm direito a receber, mas estão em atraso ou simplesmente inadimplentes, segundo levantamento do Sebrae. O número assusta e indica que os pequenos empresários arcam com o prejuízo. Recorrer a empresas de cobrança tradicionais pode não ser a melhor opção pois, muitas vezes, elas exigem uma carteira de títulos em atraso alta demais para o porte desses negócios. A fim de suprir essa demanda e facilitar a vida dos empreendedores, foi lançada a debitto (www.debitto.com.br), fintech de cobrança online.

“Recuperar créditos perdidos é a melhor fonte de recursos para PMEs, ainda mais considerando os custos de outras formas de financiamento”, diz Cristiano Del Moral, CEO da debitto. Ele e mais três sócios já atuam há 20 anos no setor com um call center de cobrança, e identificaram um nicho na necessidade de pequenos empresários por ferramentas mais simples e efetivas para criar a startup. Entre as principais vantagens que oferece está a flexibilidade na quantidade e valor de títulos que as empresas podem registrar para cobrança, já que mesmo os menores fazem grande diferença nas contas se não forem pagos.

Sobre a efetividade na recuperação das quantias, Del Moral ressalta que o tempo da dívida é essencial, mas que, em média, o empresário tem seu dinheiro de volta em 30% a 40% dos casos. “Quanto mais recente, maior a probabilidade de dar certo. Um cheque que voltou há dois anos tem mais chances que um de cinco anos”, explica. A startup fica com 20% dos valores que consegue recuperar. 

O funcionamento é simples. O usuário realiza um cadastro próprio no site e, depois, insere as informações do título inadimplente – cheques, boletos, duplicatas, entre outros –, manualmente ou por upload de uma planilha. A partir desse ponto, a equipe da debitto define internamente uma estratégia de cobrança e inicia os contatos seguindo uma “régua de acionamento”, que passa por e-mail, SMS, WhatsApp e ligação, além de atualizar os dados de clientes que tenham mudado o endereço ou telefone.

“Faremos todo o esforço necessário para receber do devedor, ao contrário de outras soluções, que disponibilizam apenas uma plataforma e deixam todo o trabalho para o cliente”, declara o CEO. O software tem integração flexível a qualquer tipo de sistema, e o usuário monitora os resultados por um painel exclusivo.

A expectativa é atender ao menos 500 clientes e R$ 1 milhão em dívidas até o final de 2019 e implementar outras ferramentas de gestão, assim como oferecer consultoria sobre inadimplência. “Queremos estar cada vez mais próximos dos empreendedores e estimular seu crescimento”, declara Del Moral.

Sobre a debitto

Fintech de cobrança online para PMEs. O pequeno empresário cadastra os títulos inadimplentes no site e a equipe faz o contato com o devedor. Fundada em 2018 pelos empresários Cristiano Del Moral, Jorge Jarroug, Flavio Bassi e Alan Gonçalves, ajuda a deixar o orçamento das empresas no positivo enquanto evita o desgaste da relação do cliente com os devedores. Planeja implementar consultoria a empreendedores. www.debitto.com.br.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?