02/07/2019

Hospital usa ferramenta de BI para melhorar acompanhamento de pacientes

weKnow BI padroniza processos de atendimento de Pequeno Príncipe, maior centro de atendimento pediátrico do Brasil

5
(1)
Hospital usa ferramenta de BI para melhorar acompanhamento de pacientes

O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), carrega uma enorme responsabilidade nas costas. Maior centro de atendimento pediátrico do país, a instituição é referência na área e recebe crianças e adolescentes de todo o Brasil. Para garantir que isso seja feito da melhor forma possível, o HPP utiliza o weKnow BI (www.weknowbi.com.br), plataforma de business intelligence voltada para o setor de saúde.

A ferramenta concentra todas as informações geradas pela operação do hospital e ajuda a transformar um cenário completo de dados em dashboards e relatórios de fácil visualização e compreensão. “Essas planilhas com informações ‘prontas’ são enviadas automaticamente a vários departamentos, tanto clínicas, como enfermagem e corpo médico, quanto financeiras, como custos e faturamentos”, diz José Álvaro da Silva Carneiro, diretor do Complexo Pequeno Príncipe.

O weKnow BI traz uma série de indicadores previamente construídos. Além disso, os usuários conseguem configurar e estabelecer novos cruzamentos de dados conforme as particularidades e demandas do local. No caso do hospital paranaense, uma das criações foi um dashboard batizado de “Linha de cuidado”. É um fluxo de atendimento padronizado, que inclui a jornada do paciente conforme a patologia. De acordo com Carneiro, há resultados significativos no que tange o tratamento com casos delicados que demandam atenção especial, como evolução de sepse e deterioração clínica.

Ao acessar esse tipo de informação de maneira ágil e precisa, a equipe tem maior capacidade de tomar ações de correção e prevenção de forma mais efetiva, o que se traduz numa melhora da qualidade de relacionamento com o público. “Essa visualização da realidade do hospital também nos possibilita identificar pontos fortes e gaps e permite construir um planejamento eficiente”, explica o diretor do Pequeno Príncipe.

Diferente do mercado, onde a utilização de softwares de business intelligence ainda começa a se popularizar, o Hospital Pequeno Príncipe investe em ferramentas de BI há alguns anos. A mudança para o weKnow BI ocorreu em julho de 2017, por conta da melhor capacidade de integração com o ERP utilizado na instituição. Outro atrativo foi a facilidade de uso mesmo por gestores sem expertise em TI.

“Antes, demorávamos horas para conseguir informações importantes que o weKnow BI traz em alguns cliques. E os resultados são visualizados em gráficos atraentes e de fácil entendimento”, afirma Carneiro. É um ganho de gestão no hospital – e uma segurança extra para pais, mães e familiares, que têm como consequência um melhor cuidado com as crianças.

Sobre o weKnow BI

Empresa de business intelligence voltada para o mercado de saúde. Integrada a sistemas de ERP, a plataforma weKnow BI facilita a auditoria, cruzamento de dados e análise de todas as informações geradas pelo hospital, clínica, laboratórios, operadoras e consórcios de saúde ou negócios de diferentes áreas. Um de seus grandes diferenciais é já possuir milhares de indicadores previamente construídos para os principais ERPs da área da saúde no Brasil, como Philips Tasy, MV Sistemas, Pixeon, Senior, entre outros. www.weknowbi.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?