30/05/2016

PEC das Domésticas: Oferta de diaristas duplica após 12 meses

Segundo estimativa exclusiva da plataforma Bicos, o mercado está aquecido para as profissionais sem vínculo empregatício

0
(0)

Bicos

A PEC das Domésticas completa um ano agora no começo de junho e trouxe novos direitos trabalhistas para a categoria. Para descobrir como, na prática, a lei tem afetado as profissionais do setor, a plataforma Bicos (www.bicos.com.br) apresenta uma análise exclusiva. De acordo com o levantamento, a oferta é crescente para as diaristas, que fazem limpezas até duas vezes na semana, não possuem vínculo empregatício e, portanto, trazem menos obrigações para seus empregadores.  

“Uma consequência da lei é o aumento dos encargos que, junto com a crise, pesou nas contas dos brasileiros, que tiveram de abrir mão da empregada fixa e optar pela limpeza esporádica. Só no último ano, o crescimento da nossa base de diaristas foi de 100%”, esclarece Marcos Botelho, fundador da plataforma que faz a ponte entre prestadores de serviço e contratantes. Atualmente, já são 3 mil cadastradas na categoria e a meta é ter 10 mil até dezembro.

Algumas profissionais preferiram, por sua vez, virar diaristas pela flexibilidade da rotina e rendimentos semelhantes ou até maiores do que como empregadas contratadas. “Com os descontos, muitas vezes não compensa ser fixa. Hoje, tenho meus clientes regulares e ganho até R$ 150 por faxina”, conta Nilzana Rios. Aos 42 anos, ela trocou o emprego como gerente de loja de shopping pelas limpezas. “Ganhava bem, mas era corrido. Mudei de área de vez há um ano e, agora, tenho tempo para ficar com meus filhos”, relata.

Com mais de 25 anos de experiência no setor, a diarista Rosângela de Araújo notou uma mudança no último ano. “Não está fácil para ninguém: reparei que o pessoal está negociando mais o preço e optando por limpeza menos frequente”. Frente à concorrência, a faxineira afirma que o anúncio online ajudou a conseguir serviço. “Com o site Bicos eu estou tendo mais visibilidade e sempre recebo ligações de interessados”, comemora.

O portal Bicos torna mais simples e confiável contratar prestadores de serviços domésticos, além de outras categorias como transporte, aulas particulares, cuidados pessoais, eventos, entre outros. “Os profissionais recebem notas por preço, apresentação, atendimento, pontualidade e serviço. Assim fica mais fácil contratar a diarista ideal”, finaliza Botelho. A plataforma já está presente em 421 cidades e quer alcançar 100 mil usuários até dezembro. Uma novidade é o chat online para facilitar o contato entre contratantes e biqueiros. 

 

Sobre o Bicos                                                                                                                                                             

Plataforma para contratação de prestadores de serviço. Criado no final de 2014 por Marcos Botelho e André Diniz, o Bicos oferece um processo ágil e seguro para encontrar o profissional ideal para determinada tarefa, desde diaristas, eletricistas e pedreiros até professores e acupunturistas, entre outros. Agora, oferece chat online entre contratante e biqueiros. www.bicos.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?