19/08/2014

10 dicas para escolher a impressora ideal

Para garantir o máximo de eficiência é preciso considerar alguns fatores

Acertar na escolha da impressora significa economizar e ganhar produtividade. “A melhor decisão leva em conta a expectativa que se tem em relação ao equipamento, pensando no uso que se dará a ele”, diz Adriana Maia, especialista da ImpressorAjato.com (www.impressorajato.com.br), empresa que oferece soluções na área. Ela elenca dez pontos para acertar na seleção da máquina:

 

1. Uso

Você irá apenas imprimir ou também quer digitalizar, copiar e usar fax? Se for o segundo caso, precisará de uma multifuncional.

 

2. Capacidade

Quantas páginas por mês imprimirá? Pense no uso diário e projete isso mensalmente. É importante considerar na conta futuros aumentos na demanda. Em geral, impressoras de pequeno porte (e mais baratas) suportam no máximo 2.000 páginas/mês. Máquinas a laser são mais adequadas para um alto volume de trabalho.

 

3. Custo do suprimento

Ao comprar, é preciso considerar não só o valor da impressora, como também o do cartucho (para jato de tinta) ou toner (para laser) que a reabastece. “Equipamento mais caro tem suprimento mais barato, isso é regra”, comenta Adriana, que acrescenta: “Procure calcular o custo por página do material de reposição, com base em seu preço e produtividade”.

 

4.  Velocidade

Quem acha que a velocidade de impressão não importa é porque nunca viu uma máquina lenta. Em geral, existem de dez páginas por minuto até mais de 50. Escolha de acordo com a rapidez com que precisará do serviço.

 

5. Sistema operacional

Descubra se o sistema operacional que você conectará a impressora é compatível com ela. Há modelos que não suportam Windows 8, Mac ou Linux, por exemplo.

 

6. Tipo do material a ser impresso

Equipamentos a jato possuem melhor resolução, além de funções específicas para imprimir fotos. Máquinas a laser são boas para documentos e gráficos, mas nada que envolva imagens.

 

7. Tamanho do material a ser impresso

A maioria dos equipamentos imprime em A4 e tamanhos menores”, conta a especialista da ImpressorAjato.com. Se você precisará utilizar A3, por exemplo, verifique se a máquina oferece essa opção.

 

8. Conectividade

Se um único computador enviará as ordens de impressão, o cabo USB dá conta do recado. Já se o serviço for utilizado por várias pessoas, a conexão wi-fi é mais prática. Também há modelos com conectividade Ethernet, para o caso de empresas com rede própria.

 

9. Memória

Se mais de dez pessoas utilizarão a impressora, opte por um equipamento com boa memória, para suportar a fila de impressão e não travar o processo.

 

10. Controle

As máquinas mais potentes costumam possuir um sistema chamado impressão segura, que pede senhas individuais para liberar o serviço. É uma boa opção para empresas com muitos usuários e que queira evitar desperdício de impressões.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!