25/08/2016

ABC ganha primeira escola integrada ao Google

Cycle adota ferramentas do gigante da tecnologia para aprimorar educação bilíngue focada na experiência

Cycle

Quando a Cycle (www.cycleschool.com.br) foi fundada, há seis anos, a ideia era trazer para o ABC paulista um tipo diferente de educação para bebês e crianças: bilíngue e baseada em experimentação e incentivo aos alunos para fazerem suas próprias descobertas. Para reforçar essa missão, este ano a escola se tornou a primeira da região a se integrar oficialmente à suíte de ferramentas e programas do Google com o objetivo de otimizar sua gestão e projeto educacional.

O Going Google, como é conhecido o projeto da empresa americana para utilização de tecnologias dentro da sala de aula, facilita o desenvolvimento dos estudantes da Cycle, além de, quase literalmente, lhes abrir as portas do mundo. "Uma das ferramentas que experimentamos e estamos implementando são excursões em realidade virtual por meio do Google Expedition”, explica Joaquim Ribeiro, diretor da escola, que completa: “Isso permite que os alunos visitem locais que talvez nunca iriam, ainda mais juntos, como outros países e até mesmo lugares históricos do passado".

A escola também já prepara hangouts com instituições de ensino de outros países para que seus alunos possam trocar experiências com colegas que possuem backgrounds diferentes. “Nos apropriamos de toda a suíte de ferramentas do Google e a aplicamos de forma a beneficiar os estudantes", diz o diretor.

Em alguns casos, o Going Google sequer tem a ver com educação, mas sim em melhorar o bem-estar das crianças de uma forma geral. Com um grande número de pais que precisam viajar constantemente, a Cycle disponibiliza um espaço para que os pequenos façam chamadas em vídeo com a família. O mesmo pode ser feito para facilitar reuniões com professores, que também têm a facilidade de disponibilizar relatórios sobre suas turmas na nuvem, por exemplo.

Diante do acesso precoce a smartphones e tablets, com o programa do Google a escola também orienta os meninos e meninas a usarem essas ferramentas para além do lazer. "Estimulamos os alunos a se interessarem por tudo e a fazerem suas próprias descobertas. Quer um auxílio melhor para isso do que a internet? É preciso que eles entendam que o celular serve para mais coisas do que só jogar ou ver desenhos", afirma Ribeiro.

Com 28 anos de experiência em educação, o atual diretor aceitou o convite para dirigir a Cycle este ano por acreditar justamente que trabalhar com crianças permite ajudar na construção de gerações futuras mais conscientes do mundo. Para ele, a adição das ferramentas do Google facilita alcançar tais objetivos. "As crianças se realizam quando brincam. O que fazemos é tornar as brincadeiras delas mais instrutivas e interessantes", conclui Ribeiro.

Sobre a Cycle

Escola bilíngue baseada em ensino por meio de experiências. Incentiva o livre pensamento das crianças e jovens e a valorização de inteligências múltiplas. Fundada há seis anos em Santo André, a Cycle foi a primeira escola de educação bilíngue no ABC paulista e se tornou, em 2016, também a primeira na região integrada a uma suíte de tecnologias do Google, programa conhecido como Going Google. www.cycleschool.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!