13/01/2014

Agora vai: especialista mostra como cumprir suas promessas de ano novo

2014 começou e nada mudou? O coach Riccardo Oliveira indica três passos para você alcançar seus objetivos

0
(0)

Já se foram os primeiros dias de 2014 e provavelmente aqueles quilinhos indesejados continuam aí, assim como a preguiça gigante de fazer exercícios, e o vislumbre zero de uma promoção na empresa ou de candidatos a namorado. “Poucas pessoas conseguem efetivamente cumprir o que prometeram nos últimos dias do ano. É natural do ser humano ter desejos e querer conquistá-los, porém raros são os que sabem o que se deve fazer para chegar lá”, afirma o palestrante e coach profissional Riccardo Oliveira. Isso quer dizer que suas resoluções de ano novo foram por água abaixo? Ainda não! O especialista dá dicas para não desanimar e continuar correndo atrás dos sonhos.

 

A primeira coisa é traçar metas alcançáveis, ou seja, não muito distantes da sua realidade. Se os desejos são megalomaníacos, a tendência é se frustrar cada vez mais ao perceber que o tempo está passando e as coisas não estão acontecendo. “É um círculo vicioso que vai minando a autoestima e deixando o sonho mais distante do que perto”, explica o coach. “Quanto mais a pessoa se conhecer, souber aonde quer chegar e o que é preciso para isso, maiores são as chances de ela alcançar seus sonhos”, completa ele, que recomenda três passos para conseguir isso:

 

1º passo: ter foco. Isso significa escolher o que realmente é importante para a sua vida, pessoal ou profissional. “O principal obstáculo para não atingirmos uma meta é ter muitas delas. Quando isso acontece, geralmente ficamos em dúvida do que fazer primeiro e acabamos desperdiçando tempo e energia em atividades que não contribuem com os objetivos”, explica Riccardo. Foco é direção, intensidade e comprometimento. Sendo assim, defina no máximo três grandes metas para o ano.

 

2º passo: definir um objetivo claro. Você deve saber com precisão aonde quer chegar, colocando os pingos nos “is”. Quanto mais específica uma meta, mais poderosa ela é. “Neste ponto de vista, ser promovido é um objetivo fraco, pois não revela qual é o cargo almejado e nem em quanto tempo se quer alcançá-lo”, exemplifica o coach. A dica é: crie suas metas sempre usando um verbo, o objeto de desejo e o tempo para que aquilo aconteça.

 

3º passo: montar um plano de ação. Fazer um planejamento é a maneira mais fácil de se alcançar um objetivo. “Defina quais ações, em sequência, são necessárias para que aquela meta seja realizada e inclua na sua rotina diária ao menos uma atividade relacionada a ela. Por exemplo, separar uma hora do dia para ler ou estudar sobre um tema específico”, comenta Riccardo Oliveira.

 

E uma dica final? “Aproveite a inspiração que essa época do ano traz para a renovação e trace novos rumos para a carreira, os relacionamentos, para si mesmo!”, finaliza o especialista.

 

Sobre Riccardo Oliveira:

Riccardo Oliveira é palestrante e coach profissional, atuando nas áreas de Vendas, Liderança e Carreira. Possui 24 anos de experiência como executivo e empresário, trabalhando em grandes empresas multinacionais de tecnologia, como Oracle e SAP. Oferece coaching para quem está em busca de realização pessoal e profissional. www.riccardooliveira.com.br. Telefone: 2386-5855.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?