01/07/2019

Aplicativo auxilia brasileiros a acompanharem pedido de cidadania italiana

Cidadania4u lança app que permite o acompanhamento de cada etapa do processo de requerimento em tempo real, em um ambiente 100% on-line e transparente

Aplicativo auxilia brasileiros a acompanharem pedido de cidadania italiana

Conseguir o tão almejado passaporte italiano é o sonho de muitos descendentes dos mais de 700 mil imigrantes que chegaram ao Brasil e passaram pela Hospedaria do Brás entre 1887 e 1978. O processo, porém, é burocrático e demorado, podendo chegar a uma década de espera nos consulados. Com o objetivo de auxiliar esses indivíduos a reconhecerem os direitos de seus antepassados de maneira rápida e transparente, a Cidadania4u (www.cidadania4u.com.br) criou uma plataforma e um aplicativo. Neles, as pessoas podem acompanhar todo o andamento do processo de requerimento de maneira transparente em um ambiente 100% on-line.

Por meio do portal do cliente e do app da Cidadania4u, o usuário tem acesso a todas as etapas do pedido e pode visualizar o que está sendo feito em cada uma delas. “Suponhamos que uma pessoa esteja na fase ‘procurar certidão do avô’. Ela poderá acompanhar em tempo real o que é feito, recebendo em forma de notificação toda e qualquer atualização e, por fim, ter acesso aos papéis digitalizados na palma da mão, onde quer que esteja, por meio do app”, afirma o sócio-fundador do negócio, Rafael Gianesini. Ver cada alerta de certidão ou documento encontrado é um estímulo para o descendente não desistir, segundo o especialista.

O primeiro passo em direção ao passaporte vermelho é ter ascendência italiana reconhecida. Não importa a geração; se um brasileiro é descendente, já é possível conseguir a cidadania. “Um dos grandes obstáculos é encontrar e realizar a tradução juramentada dos documentos necessários para dar entrada ao processo. Por isso, temos no corpo de nossa empresa genealogistas, advogados e consultores especializados, que ajudam nossos clientes a localizarem, traduzirem e apostilarem tudo”, explica Gianesini.

Vale lembrar que cada indivíduo terá uma “linha do tempo” com etapas diferentes, de acordo com as informações e documentos já reunidos. Além disso, embora cada consulado italiano no Brasil tenha suas próprias regras, a demora para ser convocado é uma característica quase universal – a espera pode levar mais de uma década em alguns casos, como em São Paulo, onde o tempo médio é de 12 anos. Por outro lado, em Belo Horizonte, esse tempo de espera cai para menos de 1 ano.

“De acordo com a lei italiana vigente, o tempo de espera não pode ultrapassar os 2 anos e, para resguardar nossos clientes em casos de infringência da norma, temos nossa equipe jurídica na Itália”, diz o sócio-fundador. Nesses casos, os advogados da Cidadania4u atuam como verdadeiros divisores de águas, entrando com o processo chamado de “contra fila”, reduzindo o tempo de uma forma dramática e garantindo o reconhecimento da cidadania mais rapidamente.

A Cidadania4u já atendeu mais de mil clientes e, com a chegada do aplicativo, a expectativa de crescimento do negócio até o final do ano é de 30%. O app é gratuito e está disponível para download na Play Store e na Apple Store.

Sobre a Cidadania4u

Plataforma que auxilia usuários a adquirirem cidadania italiana de maneira transparente e em um ambiente 100% on-line. A Cidadania4u foi resultado da experiência de seus fundadores, os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini, ao longo do requerimento de seus próprios passaportes europeus. O negócio conta com profissionais com mais de uma década de experiência no mercado de reconhecimento de cidadania italiana e, junto à tecnologia aplicada, está mudando o cenário para descendentes de italianos no Brasil. www.cidadania4u.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!