15/10/2018

Aplicativo de conhecimento e debate quer devolver voz à opinião pública

Quinto é a nova rede social onde você poderá opinar sobre vários assuntos em um ambiente seguro e democrático

0
(0)

O Quinto

Política, religião, esporte, saúde, comportamento… Com certeza você tem uma opinião sobre esses assuntos e já discutiu sobre isso na internet. É com o objetivo de dar voz ao debate de maneira organizada que surgiu o Quinto, a nova rede social onde você se expressa sobre tudo.

A rede é acessada através de um aplicativo gratuito disponível para iOS e Android. Com uma interface simples, ele apresenta perguntas diversas, organizadas em 11 categorias – Mundo, Política e Economia, Comportamento, Meio Ambiente, Sexo e Relacionamento e Saúde e Bem-Estar são algumas delas. Os participantes podem responder a sim ou não às suas perguntas de interesse e debater com outras pessoas.

O app foi criado com a finalidade de transformar o modelo de democracia política e, no futuro, pressionar governos com a opinião da população. “O Quinto nasceu de uma insatisfação que eu estava sentindo com todas as coisas acontecendo à nossa volta, como problemas de violência, intolerância, alienação, corrupção e falta de informações confiáveis. Senti a necessidade de mudar as coisas e essa vontade ficou maior quando eu percebi que essa insatisfação não era só minha, mas de todas as pessoas. E elas também estão querendo se tornar protagonistas de alguma mudança”, diz o fundador e CEO da startup criadora do Quinto, André Bastos.

Segundo o publicitário, pela informação, voto e debates será possível construir opiniões coletivas para mudanças sociais e, à medida que a quantidade de usuários for crescendo, essas respostas terão que ser ouvidas e respeitadas por quem está em alguma posição de poder, seja público ou privado, transformando o app em uma ferramenta de democracia direta.

Para o sócio e Diretor de Operações, Bruno Alves, o processo eleitoral como está, com uma eleição de quatro em quatro anos, onde se dá uma procuração em branco para alguém minimamente conhecido e que não exerce o seu papel da forma que gostaríamos, é um processo que precisa ser aprimorado. “E essa é uma das nossas vocações: dar a oportunidade para as pessoas aperfeiçoarem esse processo com suas opiniões”, afirma.

COMO FUNCIONA

Após baixar na loja de aplicativos e fazer um cadastro, você seleciona suas categorias de interesse. A partir daí, poderá navegar entre as perguntas de cada área. As questões mais votadas ficam em destaque na home, na seção “trends”.

Cada questão tem um texto de apoio, curto e informativo, para dar uma base de conhecimento a quem vai responder. Depois de votar em sim ou não, o usuário terá acesso ao resultado da votação e ao campo para debater opiniões.

“O Quinto é uma rede diferente das outras. Não há espaço para fake news. Os textos, que dão base para as votações, são produzidos por jornalistas internos e têm como objetivo a simplicidade, para dar o mínimo de informação para que a pessoa compreenda o assunto e consiga opinar”, comenta a Diretora de Conteúdo, Bianca Celoto.

Além da garantia de neutralidade e credibilidade do conteúdo, o Quinto também é diferente das outras redes sociais porque o usuário não sofre a interferência de anúncios enquanto usa o aplicativo. “O Quinto ainda garante a proteção e não comercialização dos dados individuais dos usuários”, completa Bruno Alves. Essas medidas têm como objetivo manter a rede “limpa”, organizando e deixando os debates com o mínimo de intervenção.

O aplicativo é inédito no Brasil e no mundo e está disponível para baixar nos sistemas Android e iOS desde junho deste ano. Entre os próximos passos de evolução do app, a startup está desenvolvendo recursos voltados para áreas de gamificação, inteligência artificial e blockchain.

SOMOS QUINTO

O Quinto é um produto da startup Proativa Solutions, sediada em Sorocaba (SP). Ele foi idealizado pelo publicitário André Bastos em maio de 2017 e iniciou seu processo de construção em setembro do mesmo ano. Desde então, vem passando por atualizações para a melhor navegação do usuário. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais desde junho de 2018.

Em seu processo de estruturação, entraram para a sociedade Bruno Alves como Diretor de Operações e Bianca Celoto na posição de Diretora de Conteúdo. Atualmente, além dos sócios, o Quinto conta com 7 colaboradores nas áreas administrativa, marketing, programação e jornalismo.

O nome da plataforma tem relação com o quinto poder. Depois dos quatro poderes constituídos, sendo os três oficiais, Executivo, Legislativo e Judiciário; e o quarto não oficial, a Mídia; temos o quinto poder, a voz da população sendo permanentemente ouvida em tempo real.

Por seu ineditismo, o Quinto já desperta interesse internacional e foi selecionado para se apresentar no Web Summit 2018, a maior conferência de tecnologia do mundo, que será realizada em Portugal em novembro.

*****

SOBRE O QUINTO

Nosso site: www.oquinto.org

Conheça um pouco mais de nós em nosso blog: blog.oquinto.org

Imprensa: https://blog.oquinto.org/imprensa/

BAIXE O APP

Loja Apple

Página oficial: https://websummit.com/

Na mídia: https://websummit.com/media

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?