02/02/2015

Aplicativo mapeia crimes e deficiências em serviços públicos

Furtivo alerta usuários sobre irregularidades e acompanha resolução das ocorrências

0
(0)

Para dar mais voz ao cidadão e proporcionar uma ferramenta para cobrar o poder público, o advogado carioca Geovani Santos criou o aplicativo Furtivo (www.furtivo.com.br). Lançada oficialmente em fevereiro, a plataforma funciona como uma rede social colaborativa, em que usuários apontam problemas relacionados a segurança, saúde, transportes, meio ambiente, educação e obras, e têm suas ocorrências levadas até os órgãos competentes.

 

Furtivo

 

O Furtivo é baseado em três conceitos: Prevenir, Colaborar e Fiscalizar. O login no aplicativo pode ser feito por meio de conta no Facebook ou Twitter. Por meio de geolocalização, o sistema abre um mapa da região em que o usuário se encontra e dá a opção de criar uma nova ocorrência ou conferir as que já foram feitas, como buracos em vias públicas, escolas sem professores, assaltos e hospitais com falta de médicos.

 

A categoria Segurança, por exemplo, abrange cinco subcategorias: pessoas desaparecidas, trabalho infantil, achados e perdidos, carro abandonado ou sucata, e roubo e furto. Nesta última, o usuário informa como e onde aconteceu o crime. A data e hora da ocorrência são gravadas automaticamente pelo sistema, que possibilita ainda fotos e comentários para a vítima informar detalhes – como marca, cor e placa, no caso de roubo de automóveis. “No Furtivo, quem aparece é o problema e quem ganha somos todos nós”, afirma o criador do app.

 

Como medida de prevenção, toda vez que o usuário se aproximar de uma área de alto risco, o sistema pode ser configurado para enviar uma notificação escrita e sonora para avisá-lo. “A melhor forma de estar seguro é se prevenindo. Muitas vezes nos descuidamos e o Furtivo pode ajudar nesse sentido, evitando desde assaltos até crimes mais graves”, comenta Santos.

 

Quando uma nova denúncia é realizada no aplicativo, é enviado um e-mail para os órgãos responsáveis, como Polícia Federal, Ministério Público Federal e mesmo o Presidente da República, para que providências sejam tomadas. Depois de 90 dias do registro da ocorrência, o app gera uma mensagem à vítima para conferir se o problema foi solucionado e, em caso negativo, insistir no caso.

 

“A ideia é alertar e contar com a colaboração da população, mostrando às autoridades onde há problemas sociais e de infraestrutura e os setores que precisam de melhorias. O cidadão é o melhor fiscal que existe”, afirma Geovani Santos, que completa: “não vamos cobrar nem negociar nada com o governo ou as prefeituras, o Furtivo não é político, é social”. A receita do aplicativo será gerada por meio de publicidade e patrocínio com empresas privadas.

 

O Furtivo é gratuito e está disponível para Android. A meta é atingir seis milhões de usuários no país e um milhão de denúncias até o meio de 2015. Também está nos planos do fundador fazer parcerias com revistas, jornais e emissoras de TV e rádio, além de expandir o serviço para outros países que enfrentam problemas similares aos do Brasil. Vídeos sobre o novo app Furtivo podem ser vistos nos links: https://www.youtube.com/watch?v=PhAEJ4NuPGk / https://www.youtube.com/watch?v=PtKlrP41tBs.

 

Sobre o Furtivo:

App colaborativo que aponta irregularidades em diversos setores da sociedade, como segurança, saúde e transportes, alertando o usuário e autoridades sobre problemas e áreas de atenção. Desenvolvida pelo empreendedor carioca Geovani Santos e lançada oficialmente em fevereiro, a plataforma pretende ter mais de seis milhões de usuários no país, com média de mil por cidade, e alcançar um milhão de denúncias feitas até o primeiro semestre de 2015. www.furtivo.com.br. Tel: (21) 2253-9595. E-mail: [email protected].

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?