24/11/2014

Artistas do Rio se unem para vender fotografias pela internet

Galeria virtual PandoraPix ilustra em imagens a cena carioca contemporânea

0
(0)

Nos tempos em que a fotografia vem ganhando cada vez mais espaço, uma iniciativa quer valorizar e popularizar a produção carioca. A PandoraPix (www.pandorapix.com) funciona como uma galeria virtual, disponibilizando trabalhos autorais que trazem visões de mundo de profissionais que vivem no Rio de Janeiro. O lançamento do site será no dia 11 de dezembro, juntamente com a inauguração da Galeria Monique Paton – no Centro do Rio -, em uma exposição coletiva com obras de 20 artistas da PandoraPix.

 

PandoraPix

 

A plataforma vende fotografias com certificado de autenticidade assinado pelo artista e garantia de qualidade do material. A PandoraPix conta com uma estrutura própria de impressão fine art, técnica que utiliza papéis de algodão e pigmentos minerais para atingir um alto padrão de excelência e durabilidade.

 

O objetivo da PandoraPix é ampliar o acesso às obras por meio do alcance da internet e de preços atrativos – possíveis devido a tiragens maiores –, incentivando, assim, o colecionismo. Normalmente, fotografias como as disponibilizadas pela plataforma ficam expostas por curtos períodos de tempo e com valor elevado em galerias tradicionais.

 

Reunir, apoiar e promover a cena de produção artística carioca é outro objetivo dos idealizadores do projeto, também profissionais da área, Marcelo Carrera e Tatiana Guinle. “Há grupos bem organizados em outras cidades, e no Rio ainda não tínhamos uma articulação desse tipo”, conta Carrera.

 

As imagens do site abrangem uma vasta gama de temas: retratos, paisagens, documental, entre outros. São os profissionais agenciados que definem preços e tiragens das fotografias à venda. Em geral, as menores custam a partir de R$ 500 e compõem tiragens de 100, enquanto as maiores saem por volta de R$ 5 mil e são limitadas a 12 exemplares. Há diversas opções de formatos, molduras e acabamentos.

 

A PandoraPix conta atualmente com imagens de 30 fotógrafos, incluindo autores renomados como Ana Carolina Fernandes, Bruno Veiga, Daniela Dacorso, Jorge Bispo, José Diniz, Marcos Bonisson, Patricia Gouvêa, Renan Cepeda, Ricardo Fasanello e Walter Firmo. Para ampliar os pontos de venda, os fundadores planejam firmar parcerias com lojas de decoração e escritórios de arquitetura. “Queremos contar com vários meios para chegar até os colecionadores, conectando-os com os artistas”, finaliza Tatiana Guinle.

 

Sobre a PandoraPix:

Plataforma que vende fotografias autorais contemporâneas em séries limitadas, com certificado de autenticidade assinado pelo autor e garantia de qualidade. Funciona como galeria virtual e comunidade para os fotógrafos do Rio de Janeiro oferecerem sua produção artística, assim como para imprimirem suas obras em fine art – em papel de algodão e com pigmentos minerais. Fundada pelos também fotógrafos Marcelo Carrera e Tatiana Guinle. www.pandorapix.com. Telefone: (21) 3283-8000.

 

SERVIÇO

Lançamento site PandoraPix e Galeria Monique Paton

Dia/horário: 11 de dezembro, às 19h

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 06, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Próximo ao CCBB e Centro Cultural dos Correios

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?