18/07/2017

Augusto Cury ensina autoconhecimento e valorização da vida para dependentes de drogas

Em hotel em meio à natureza, psiquiatra desenvolve método multidisciplinar que resgata o prazer de viver; confira entrevista completa

0
(0)

Augusto Cury

Mais do que remédios, o tratamento para dependentes químicos engloba um mergulho interno e reprogramação da forma de enxergar a vida, para evitar que problemas cotidianos sejam estopins de recaídas. É o que aponta o renomado psiquiatra e autor de best-sellers Augusto Cury. “A reabilitação tradicional tem esquecido de trabalhar os pensamentos, que é onde se trava uma grande batalha pela sobriedade”, diz o médico, que aplica seu conhecimento no Hotel Gestão da Emoção (www.hotelgestaodaemocao.com.br), localizado na região de Ribeirão Preto e Barretos, destinado à recuperação dessas pessoas. “Apaixonar-se pela vida e por si mesmo é o segredo de uma prevenção completa”, enfatiza. Confira entrevista com o especialista sobre o tema:

Qual o cenário da dependência de álcool e drogas no Brasil?

Augusto Cury (AC): Percebe-se um franco crescimento em todas as classes sociais. Estima-se que cerca de 5,7% dos brasileiros são dependentes de álcool, maconha ou cocaína, o que representa mais de 8 milhões de pessoas. A maconha é a mais utilizada, com cerca de 1 milhão de usuários que fazem uso diário.

Por que a recaída é tão comum entre os dependentes e como evitá-la?

AC: As recaídas nem sempre ocorrem porque o usuário não quer, de fato, parar de usar drogas. Diariamente, estamos diante de estímulos nocivos à saúde psíquica, como ideias pessimistas, fobias, obsessões, ódio, culpa, complexo de inferioridade e impulsividade, por exemplo. Infelizmente, grande parte dos dependentes não tem ferramentas para administrar seus pensamentos e emoções. Então, eles não sabem como enfrentá-los e ficam suscetíveis a uma recaída.

Qual o papel da família no tratamento do dependente?

AC: O ente querido sente-se amado, valorizado e confiante de sua recuperação quando percebe que a família se importa e se preocupa com ele. Conhecendo melhor a doença, os familiares passam a ser aliados eficientes junto à medicação e ao trabalho da equipe multiprofissional. E eles também precisam de orientação para lidar melhor com este relacionamento.

Por que o método utilizado no Hotel Gestão da Emoção é mais eficaz do que os outros tipos de tratamento comumente adotados?

AC: Nossos hóspedes têm a oportunidade de realizar uma viagem para dentro de si mesmos, utilizando técnicas altamente eficazes para trabalhar habilidades e, assim, se tornarem autores de suas próprias histórias. Eles aprendem a gerenciar o estresse, a ansiedade, os relacionamentos interpessoais e o trabalho, orientados pela equipe técnica formada por psicólogos, psiquiatra, terapeuta ocupacional, personal trainer e educadores, além de estarem inseridos em um ambiente agradável, com uma bela estrutura física, rodeados por uma floresta.

Sobre o Hotel Gestão da Emoção

Hotel pioneiro no mundo com coaching de gestão da emoção para dependentes de álcool e drogas (maconha, crack, cocaína, etc.), demais transtornos leves (borderline, bipolaridade, entre outros) e depressão. Localizado em Colina, no interior de São Paulo, o hotel oferece estrutura em meio à natureza com piscina, academia, lago para pesca, trilha, etc. Também possui um programa que pretende capacitar os hóspedes a resgatarem seu “eu” e reescreverem os novos capítulos de suas vidas. O período de tratamento é de seis meses, com capacidade de atendimento para até 17 pessoas. Criado por Augusto Cury – escritor, psiquiatra e criador do método de gestão da emoção – e por André Saba, psicólogo com mais de 10 anos de experiência em coaching com especialização em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). www.hotelgestaodaemocao.com.br.

 

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?