26/04/2017

Bem-estar: As sensações produzidas por cada aroma

Especialista da Acqua Aroma explica o poder das principais fragrâncias sobre o humor

0
(0)

Acqua Aroma

Aromas possuem propriedades terapêuticas e o poder de alterar o estado emocional de um indivíduo. Por isso, conhecer os efeitos de cada fragrância sobre nosso humor ajuda a selecionar qual delas é ideal para cada atividade do dia a dia, seja trabalhar, descansar ou mesmo dormir. Para ajudar os adeptos da aromacologia, Nayana Pedreira, fundadora da franquia de perfumaria para casa Acqua Aroma (www.acquaaroma.com.br), reuniu as principais sensações que cada cheiro provoca, seja para estimular o corpo ou relaxar. Confira:

Estímulo, ânimo e vigor

Para quem precisa de um empurrãozinho naqueles dias em que o sono está vencendo, os aromas de cravo, canela, baunilha e pimenta podem ser bons aliados, estimulando o despertar. Na mesma linha, gengibre e alecrim também são usados para revigorar e dar ânimo. Nesse caso, Nayana explica que o ideal é associá-los a cômodos claros, bem-iluminados e vibrantes, como salas e quartos.

Energizante e aumento de criatividade

Se o objetivo é estimular a criatividade e ajudar a fluir as ideias, a dica é utilizar fragrâncias cítricas, como limão e laranja. “São aromas energizantes, que influenciam na melhora do desempenho mental”, observa a especialista. São ideais para aplicar em locais de trabalho, estudo e produção intelectual.

Tranquilidade e sono melhor

A sensação de calma remete às fragrâncias como lavanda, grama/orvalho e floresta. A primeira possui propriedades neurosedativas, enquanto os aromas que lembram natureza são reconhecidos e associados por nossa memória olfativa à tranquilidade. Segundo Nayana, o melhor lugar para posicioná-los é o quarto, garantindo uma noite de sono mais proveitosa.

Descongestionantes
Quem tem desconfortos respiratórios também pode recorrer aos aromas para melhorar a qualidade do ar do ambiente. Hortelã, menta, alecrim e lavanda são os mais indicados para usar durante um banho quente ou no quarto, durante o sono.  

Leveza e sedução

Fragrâncias com notas de jasmim e ylang-ylang – exótica planta da Indonésia de propriedades afrodisíacas – podem ser utilizadas para incrementar um jantar romântico, por exemplo, remetendo à delicadeza e à leveza. O quarto do casal também é um bom local da casa para deixar o difusor.

Sobre a Acqua Aroma

Empresa que oferece linhas de aromatizadores para a casa em spray, sachês, difusores e outros, além de sabonetes líquidos, álcool em gel, renovadores de lençol, etc. São 15 fragrâncias exclusivas em portfólio, produzidas com matérias-primas de perfumaria fina em fábrica própria. É um braço da Aromarketing, pioneira do marketing olfativo no Brasil, com 14 anos de atuação e clientes como Riachuelo, Camicado, H. Stern, Tok Stok, entre outros. Lançou sua primeira franquia em 2012, com expansão via franchising em 2016, mesmo ano em que deu início à internacionalização. Foi fundada em 2004 por Lua Serafim, Nayana Pedreira e Rafael Mamede. www.acquaaroma.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?