15/03/2016

Bicicleta ganha versão feita com plástico reciclado

Concurso cultural da Antena 1 vai dar 5 bikes que reutilizam de 120 a 200 garrafas pet

0
(0)

São inúmeras as maneiras de reutilizar vasilhames pet: porta-trecos, brinquedos, práticas de jardinagem ou até mesmo construir uma bicicleta. Uma bike totalmente funcional e sustentável é o lançamento da rede de água mineral Rocha Branca (www.aguarochabranca.com.br). O modelo tem fabricação a partir da coleta e reúso dos galões e garrafas comercializados, e poderá ser ganho em uma promoção da rádio Antena 1 (www.antena1.com.br) que já está no ar.

Eco bike

O criador da eco-bike é o artista plástico uruguaio Juan Muzzi, conhecido, entre outros trabalhos, pela invenção da mola colorida que se popularizou como brinquedo. Saindo do universo da diversão e entrando no da sustentabilidade, investiu R$ 4 milhões no projeto da bicicleta e fundou a fábrica Muzzi Cycles. Depois de 15 anos a ideia tornou-se realidade e agora chega às mãos dos brasileiros por meio da parceria com a Rocha Branca.

Para a fabricação das bikes são necessárias de 120 a 200 garrafas pet, junto a outros materiais recicláveis – como plásticos de peças de carro e embalagens de shampoo –, que substituem minerais retirados da natureza, a exemplo do minério de ferro e bauxita. Após recolhidos, os objetos são triturados e submetidos a uma prensa de alta compressão. A coloração é feita durante o molde do quadro da bicicleta e o consumo de energia em todo o processo é 90% menor do que para fazer a “magrela” tradicional.

Além de contribuir com o meio ambiente, a bike não oxida, é leve – cada unidade pesa apenas 5 kg – e absorve bem os impactos. “Apostamos em um produto eco-friendly para incentivar as práticas sustentáveis”, afirma Roberta Schermann, gerente geral da Rocha Branca.

Cada bicicleta sairá por R$ 1.850 e, em breve, estará disponível para compra no próprio site da Rocha Branca. Enquanto não se inicia a venda das bikes, é possível acessar o site da Antena 1, participar da promoção até 28/03 e concorrer a uma.

 

O Concurso Cultural

Serão cinco palavras-chave divulgadas pela rádio durante o intervalo da programação. O ouvinte deve acessar a página da promoção e submeter um texto de 350 caracteres com o tema “Sustentabilidade” contendo esses cinco termos, ou o máximo que conseguir utilizar. Os melhores textos que contenham as palavras-chave ganham as bikes. Os cinco vencedores serão anunciados no mesmo dia (28/03) e poderão retirar seu prêmio na Antena 1 em até três dias úteis.

 

Além disso, os 100 melhores textos com as palavras-chave ganham 100 kits de produtos Rocha Branca. Um kit contém 10 packs de água, cada um deles com 12 garrafinhas de 1 litro. Todos que participarem também terão direito a um voucher que dá 5% de desconto em um galão de água Rocha Branca.

 

Sobre a Rocha Branca

Fornecedora de água mineral que trabalha com a venda de galões e engradados de garrafas. Em 2015, se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e lançou três modelos de negócio: ecobike, truck e tradicional, com loja física. A fonte da empresa, com três poços, fica em Embu das Artes. Em 2015, faz parceria com a Muzzy Cycles para produzir e vender bikes fabricadas com materiais recicláveis, como garrafas pet. www.aguarochabranca.com.br.

Sobre a Antena 1

Fundada em setembro de 1975, a Antena 1 foi a primeira rede de emissora FM do Brasil a operar de forma automática via satélite com a mesma programação veiculada em tempo real por 24 horas. Hoje, a empresa soma 20 emissoras e cinco milhões de ouvintes no Brasil e no mundo. Há cinco anos consecutivos é campeã de audiência. www.antena1.com.br.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?