15/06/2016

Bicos ajudam a segurar a inflação

Com desemprego em alta, serviços como domésticas, pintores e encanadores têm crescimento na oferta e ajudam a segurar índices de preços

0
(0)

Com a taxa de desemprego em alta e orçamento das famílias sob pressão, a inflação de serviços está desacelerando, de acordo com a análise do site Bicos (www.bicos.com.br). Além da variação no índice de preços, a plataforma registrou um crescimento de 400% na quantidade de prestadores de serviços que buscam trabalhos freelance no último ano.

O levantamento compara o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) geral versus o de serviços (considerando a categoria de trabalho intensivo), baseando-se em dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) desde 2011. O IPC é um indicador da evolução do custo de vida para famílias que ganham até 10 salários mínimos e moram na capital paulista.

Bicos Online

Fonte: Análise Bicos (www.bicos.com.br) com base em dados IPC-Fipe.

Com taxas próximas ao pleno emprego, observou-se um movimento de valorização dos preços de serviços nos últimos cinco anos, ficando acima do IPC geral. No entanto, com a retração da economia, os números decresceram. Em 2015, a inflação da categoria de trabalho intensivo foi de 9,62%, alta em relação a 2014, mas ficando abaixo do IPC Geral, 11,07%. A análise parcial até maio de 2016 aponta que os índices estão convergindo.

O serviço bom e barato, de verdade

Se tem muita gente cobrando um preço bom, como saber se está contratando o melhor serviço por aquele valor? A tecnologia já modernizou as indicações boca a boca com plataformas como o Bicos, que faz a ponte entre prestadores e contratantes. “No site, os profissionais recebem notas por preço, apresentação, atendimento, pontualidade e serviço. Isso sem falar nos comentários de clientes. Assim fica mais fácil encontrar a pessoa certa para o trabalho”, explica o fundador Marcos Botelho.

O site também fornece o selo de “Profissional Verificado”, após uma checagem de antecedentes e documentos, para dar ainda mais segurança ao contratante. O Bicos oferece as categorias casa, cuidados pessoais, aulas particulares, transporte e eventos. Atualmente, já são 50 mil prestadores em 421 cidades, que podem ser contatados via chat online.  Outra opção é postar uma oportunidade de bico no mural virtual.

Sobre o Bicos                                                                                                                                                             

Plataforma para contratação de prestadores de serviço. Criado no final de 2014 por Marcos Botelho e André Diniz, o Bicos oferece um processo ágil e seguro para encontrar o profissional ideal para determinada tarefa, desde diaristas, eletricistas e pedreiros até acupunturistas, entre outros. Agora, oferece chat online entre contratante e biqueiros. www.bicos.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?