18/12/2013

Big Data aumenta as vendas do e-commerce

Tecnologia tem capacidade para ampliar receitas e reduzir gastos de varejistas

0
(0)

Por meio de agrupamento de perfis, o Big Data analisa e pode prever o comportamento dos consumidores. O benefício para o e-commerce, seja ele pequeno ou grande, aparece na hora de fechar as contas: com conhecimento sobre o internauta, as ofertas tornam-se instantâneas e mais personalizadas, aumentando o faturamento. Ainda é possível otimizar gastos com marketing e estoque.

 

Para que isso aconteça é preciso entender os hábitos e preferências do consumidor, cruzando com tendências de mercado. “Sem precisar consultar o cliente, esses movimentos podem ser analisados com o Big Data. A tecnologia estrutura dados para encontrar um padrão e pode assim, sugerir ações”, comenta Diego Ivo, da Conversion (www.conversion.com.br), consultoria de SEO (Search Engine Optimization).

 

Por exemplo: assim que o internauta acessa um e-commerce, o Big Data disponibiliza os dados que serão usados para desenhar seu perfil em milissegundos por meio do cruzamento de IP e bases de marketing. Com estas informações é possível saber que, digamos, o cliente é um executivo com cerca de 40 anos e mora nos Jardins, em São Paulo. Seu padrão de navegação inclui buscas de artigos masculinos em lojas como Hermès e Versace. Instantaneamente, o site é capaz de sugerir as melhores opções de compra que condizem com sua renda e gosto.

 

Outra vantagem da predição do Big Data: os varejistas podem encomendar mercadorias com maior exatidão, mesmo em datas sazonais. Assim, itens têm menor chance de se esgotarem ou ficarem parados na prateleira; o estoque fica organizado e, o orçamento, mais enxuto. Isso aumenta a produtividade e agilidade do negócio.

 

Na Inglaterra, a RS Components é um dos e-commerces líderes na distribuição de eletrônicos e partes mecânicas. Com a utilização do Big Data, eles modificaram um sistema no qual clientes solicitavam dados técnicos e, algum tempo depois, recebiam suas encomendas. Agora, com a nova tecnologia, a empresa consegue apresentar as informações assim que os clientes entram em seu site. Isto se tornou possível por meio de históricos de compras, de preferências e hábitos. O resultado é uma economia de 100 mil libras anuais em catálogos e até 1.200 pedidos adicionais por dia.

 

Para entender o internauta, basta ouvi-lo – ou melhor, analisar o rastro de dados que ele está deixando na internet. E este é o maior desafio do marketing para e-commerce: analisar informações desestruturadas. Elencar o furacão de novos dados que surgem a cada segundo e saber interpretá-los é fundamental para o sucesso do negócio on-line.

 

Sobre a Conversion:

Consultoria de SEO que atende a negócios de todos os portes. Fundada em 2011 por Diego Ivo, possui cerca de 35 clientes de vários segmentos. www.conversion.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?