02/12/2013

Big Data está revolucionando a saúde

Ferramentas online podem cruzar informações para reduzir custos e prevenir doenças

0
(0)

Por meio do Big Data, instituições médicas podem analisar uma grande e variada massa de dados para diagnosticar perfis ou grupos de pacientes. Reduzir custos e agilizar o tratamento são virtudes dessa tecnologia, algo que está revolucionando a saúde no mundo. E é com essa ciência que o Vitalbox (www.vitalbox.com.br), uma plataforma online gratuita, trabalha.

 

Tela Vitalbox

 

Já foram traçados mais de oito milhões de mapas de saúde no aplicativo criado por brasileiros. Por meio dessa base de dados, o Vitalbox consegue fazer análises de riscos de doenças e propor mudanças de hábitos aos usuários.

 

A revolução está em como essa quantidade de informações será utilizada pelas instituições médicas. Da mesma maneira que o Vitalbox age, sistemas públicos e privados como o SUS ou planos de saúde, por meio de ferramentas, podem cruzar quais tratamentos apresentam melhores resultados para determinadas doenças ou condições. Por exemplo: é possível identificar padrões para efeitos de drogas/medicamentos ou retornos hospitalares, oferecendo o diagnóstico com maior agilidade e probabilidade de acerto.

 

Enquanto essa base de dados cresce, as instituições que utilizam Big Data podem identificar grupos maiores de pessoas com probabilidades de doenças semelhantes. No Vitalbox, isso funciona com ações de prevenção. A ferramenta traça perfis coletivos, podendo oferecer dicas customizadas e monitorar mudanças de hábitos. Assim, o risco de desenvolver uma doença pode ser diminuído.

 

Carlos Bassi, cofundador da plataforma, comenta: “criamos uma plataforma sólida com tecnologia para operar um grande volume de dados, mesmo que ele se multiplique da noite para o dia”.

 

As ferramentas de Big Data têm o potencial para transformar a área médica e, consequentemente, a saúde. Mais do que reduzir custos, elas podem salvar milhões de vidas e melhorar o atendimento de pacientes. Com dados transparentes e capacidades inovadoras, a transição da saúde para esta nova era será ainda mais rápida.

 

Sobre o Vitalbox:

É uma startup brasileira que oferece uma plataforma de saúde pessoal, desenvolvida em parceria com a Biosignia, empresa norte-americana de ciência e tecnologia que conta com o apoio de universidades como Duke University, Cornell University e University of Washington. O prontuário eletrônico utilizado foi desenvolvido por Harvard e MIT. Com a ferramenta, os indivíduos podem fazer análises on-line de riscos e obter mapas personalizados de saúde. O preenchimento dos dados não requer conhecimentos médicos. A plataforma Vitalbox não pode nem deve ser entendida como um diagnóstico médico, ou como um substituto para consultas realizadas por um profissional da saúde, mas sim como uma forma de auxiliar o indivíduo a ter uma vida mais saudável. www.vitalbox.com.br. Telefone: (11) 2495-2013.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?