09/03/2015

Botox odontológico reduz dores de bruxismo e restaura simetria facial

Aplicação de toxina botulínica em região da mandíbula corrige assimetrias faciais causadas pela hipertrofia

0
(0)

Além da estética, o Botox possui diversos tipos de aplicação. A substância pode ser utilizada, por exemplo, para tratamentos odontológicos, principalmente de bruxismo e briquismo – ranger e apertar os dentes, respectivamente. A especialista em odontologia estética Dra. Paula Barros, da clínica Maxxil (www.maxxil.com.br), conta como se dá o processo e quais os resultados do procedimento.

 

Maxxil

 

Segundo Dra. Paula, o método consiste em duas ou três aplicações da toxina botulínica tipo A no músculo masseter (localizado em ambas as faces, entre a maçã do rosto e a mandíbula). A substância inativa os impulsos nervosos que contraem o músculo, diminuindo o tamanho e deixando o rosto com um contorno mais delicado. Tal procedimento reduz os problemas causados pelo bruxismo, como dores na coluna cervical, dores na face e fraturas dentárias.

 

Para os casos mais graves, a aplicação do Botox no músculo temporal (região lateral na direção dos olhos) é outra alternativa a se considerar, uma vez que é parte do processo de mastigação, e sua contração exagerada pode agravar o quadro dos pacientes. Neste procedimento ocorre apenas uma aplicação em cada lado do rosto. Ambas as técnicas duram entre 40 a 60 minutos.

 

O Botox odontológico também pode ser utilizado para minimizar o sorriso gengival e corrigir assimetrias faciais. No primeiro caso, o Botox é injetado na base do nariz – no músculo elevador –, fazendo com que ele relaxe e cubra uma parte da gengiva; quanto às assimetrias, a especialista explica que “caso a pessoa mastigue apenas de um lado da boca, um dos músculos masseter será maior do que o outro, tornando uma das faces mais inchada. A aplicação da substância apenas nas fibras hipertrofiadas faz com que elas voltem ao normal e a simetria é reestabelecida”.

 

A própria Dra. Paula Barros, formada há 16 anos, sofre com as dores do bruxismo e aplica a toxina botulínica há mais de dez anos. “Percebi o ganho não só estético, mas de qualidade de vida que o procedimento me trouxe. Por isso, decidi introduzir a técnica na Maxxil e proporcionar o mesmo bem-estar aos pacientes”, conta a fundadora do centro de odontologia estética.

 

Os processos acima são todos legalizados e reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Seus resultados aparecem já nas primeiras 24 horas e duram cerca de seis meses, quando é necessária uma nova aplicação.

 

Sobre a Maxxil

Centro de odontologia estética que realiza aplicações de “Botox odontológico” para resolver problemas dentários e estéticos simultaneamente. Há 16 anos no mercado, Dra. Paula Barros (CROSP 62138), especialista em odontologia estética há mais de dez anos, é membro da Academia Brasileira de Odontologia Estética e Mestranda em Periodontia e viu no procedimento uma chance de proporcionar saúde e bem-estar aos pacientes. www.maxxil.com.br. Tel: (11) 2203-2410.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?