01/07/2015

Branding ajuda empresas a se diferenciarem no mercado

Imagem, estratégia de mercado e posicionamento são algumas das questões cruciais na hora de definir a identidade de um negócio

0
(0)

O Branding, ou gestão da marca, é o mapa que leva uma empresa ao seu objetivo. No entanto, isso não significa um caminho certo para o sucesso. Na realidade, trata-se de uma série de estratégias de planejamento que ajuda os empreendedores a definirem algumas questões essenciais em relação ao seu negócio, como diretrizes que guiam a gestão e o relacionamento com o mercado, a imagem projetada para o público e, ainda mais importante, a experiência e o engajamento.

 

New Growing

 

Experiência e engajamento são palavras-chave. Mais do que por seus produtos ou serviços, hoje uma marca se destaca e é lembrada pelo conjunto de percepções tangíveis e intangíveis que oferece. Pense na Apple. Pense na Ray-Ban. Quem compra dessas empresas leva para casa um pacote completo, que envolve sentimentos associados à marca, gerando nos consumidores uma conexão mais próxima ao usar um Macbook ou óculos Wayfarer. A mente das pessoas é seletiva e, para atrair sua atenção, é preciso despertar essas sensações.

 

Outro ponto: para se destacar no mercado não adianta só fazer comparações com os concorrentes. Antes, é preciso olhar para dentro. O mesmo cuidado direcionado aos consumidores deve ser destinado aos funcionários – um ambiente colaborativo pode trazer respostas que às vezes o dono, gerente comercial, RH ou marketing não pensariam sozinhos. Muitas vezes o problema não é externo. Será que nós não nos preocupamos mais em vender a marca da porta para fora do que para o nosso próprio público interno?

 

O diferencial vem de dentro, principalmente para os pequenos e médios negócios, que desejam crescer e ocupar uma fatia do mercado. Você, sócio e dono de empresa, sua estratégia de marca está alinhada à sua estratégia do negócio? O seu significado ainda tem sentido e é capaz de permanecer e evoluir com as novas tendências, mudanças de hábito do consumidor, a internet das coisas e o Big Data?

 

Para usar uma analogia, a gestão deve funcionar como o metabolismo de uma árvore. Ela deve captar os nutrientes na raiz, transportá-los até o caule e, enfim, criar folhas e gerar os frutos desejados. Claro, no final da equação também é necessária a preocupação com questões visuais: um bom design de logo e identidade visual, assim como um nome forte, de fácil pronúncia, passível de registro e uma boa tática de gestão para comunicar nos diversos pontos de contato o seu diferencial.

 

Na NewGrowing (www.newgrowing.com), contamos com equipes multidisciplinares para ajudar os empreendedores a tomarem consciência da importância do Branding para os pequenos e médios negócios. Um exemplo de um problema comum são empresas que definem sua missão ou objetivo em uma grande série de adjetivos sem muito significado: qualidade, inovação, beleza, etc. Na maioria das vezes a identidade (aquilo que a marca deseja ser), não está alinhada com imagem (como a marca é percebida). Muitas vezes o problema é a falta de um posicionamento bem definido, que pode gerar uma incoerência entre identidade e imagem.

 

É mais interessante – e eficiente! – definir, ou melhor, encontrar a visão da empresa no seu âmago, ou seja, descobrir qual experiência será oferecida aos consumidores. Assim, ela será verdadeira. Ah, e falamos sobre Branding como se ele só valesse para novos empreendimentos. Pelo contrário, mesmo negócios já estabelecidos podem se beneficiar e se reinventar após fazerem uma autoanálise com base em um diagnóstico que colhe informações importantes para dar suporte na tomada de decisão. Basta querer.

 

Sobre Hélio Moreira
Fundador e diretor da New Growing, empresa especializada em branding. A empresa foi criada há dez anos com foco no desenvolvimento de identidades visuais. Hoje, trabalha com o desenho completo do DNA da marca, o que inclui delimitação de objetivos, valores empresariais, nome, estratégias de atuação e colocação no mercado, entre outros. Cada projeto pode durar de um mês até mais de um ano e são tailor made, ou seja, desenhados de forma específica para cada cliente. Para atender a diversos perfis de PMEs, o escritório trabalha com uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais de áreas como psicologia, antropologia, educação, arquitetura, artes, etc. www.newgrowing.com. Telefone: (11) 2268-0409.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?