26/07/2019

Buzzwords da Nova Economia: Fintech, AI e segurança on-line são termos mais buscados

Transformação digital e preocupação com privacidade justificam procura sobre conceitos da área, segundo pesquisa da 6DASHBOARDS

5
(1)
Fintech, AI e segurança on-line são termos mais buscados

O brasileiro quer saber mais sobre fintechs, Inteligência Artificial (AI) e segurança on-line, frente à contínua transformação digital, ao open banking e ao aumento da preocupação com dados pessoais na rede. É o que revela o levantamento dos termos mais procurados em torno da Nova Economia no primeiro semestre de 2019, feito pelo sistema 6DASHBOARDS (www.6dashboards.com), que gera relatórios diários de conteúdos da área.

O estudo mostra que “fintech” (42%), “inteligência artificial” (40%), “jogos online” (35%), “startups” (32%) e “segurança e privacidade online” (28%) lideram as cinco primeiras posições do ranking. A ordem – determinada através da escolha dos 2.000 participantes que selecionaram mais de um assunto de interesse ou uma matéria que envolvesse mais de um – tem a ver com o impacto que cada termo tem nos negócios e na vida das pessoas.

“Similarmente ao que aconteceu com a indústria fonográfica e a televisão, o setor financeiro passa hoje por grande transformação digital, o que justifica a posição de ‘fintech’ e ‘AI’. Já ‘segurança na web’ é uma preocupação generalizada, que sempre tem atualizações. Temos como ‘games’ e ‘startups’ são mais maduros e, até por esse motivo, são utilizados como referência para a busca de outros conceitos no ambiente virtual”, explica Rafael Lamardo, criador da solução.

Na sequência do ranking estão “liberdade de gênero” (27%), “dados” (25%), “mudanças climáticas” (22%), “internet das coisas” (18%) e “exploração espacial” (16%). “’IoT’, por exemplo, é um tema que ainda não é muito claro para os consumidores, mas já é pauta para quem é do setor tech”, comenta Lamardo. Ele acredita que palavras que abrangem o estudo do universo devem estar mais presentes nos próximos levantamentos.

Insights para a nova economia

Com formação em Marketing e Ciências da Computação, Rafael Lamardo pesquisa desde 2010 a web semântica – a “recomendação de conteúdo inteligente”, segundo o especialista. Atualmente é pesquisador visitante na UC Berkeley, no Vale do Silício (EUA), e idealizou a 6DASHBOARDS, para facilitar o acesso do público do campo da inovação a conhecimentos que possam gerar insights para negócios da área. Lançada primeiro na região americana, agora a solução se insere no mercado brasileiro.

Os assinantes da ferramenta recebem diariamente uma newsletter com as principais notícias, publicações de redes sociais, conteúdos de influenciadores e artigos opinativos sobre os principais temas da nova economia. Além dos relatórios, ao escolher um plano e se cadastrar, o usuário cria, em seis passos, um dashboard com os assuntos que deseja acompanhar. São quatro versões, uma gratuita, de uso individual, e outras voltadas a grupos de usuários, que custam a partir de US$ 29 ao mês.

Sobre a 6DASHBOARDS

Sistema que utiliza inteligência artificial para trazer ao público de inovação e tecnologia, relatórios com as últimas notícias, publicações em redes sociais e artigos opinativos sobre a nova economia, a fim de gerar insights com economia de tempo. Foi criado pelo pesquisador da UC Berkeley Rafael Lamardo. www.6dashboards.com.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?