01/10/2014

Captação de recursos: três dicas para empresas que buscam financiamento

Consultoria GigaMedia mapeia principais fundos e orienta sobre acesso a recursos subsidiados de longo prazo

Dez em cada dez pesquisas apontam a falta de capital e a burocracia entre os principais entraves para uma empresa crescer no Brasil. Atenta a essas dificuldades, a GigaMedia (www.gigamedia.com.br) se especializou em prestar consultoria e desenvolver soluções para empresas de todos os portes que estão em busca de fundos de financiamento de longo prazo. A companhia também realiza treinamento presencial e à distância para analistas de bancos, executivos, empreendedores e consultores do setor.

 

Gigamedia

 

Segundo levantamento da consultoria, os recursos disponíveis no Brasil somam mais de R$ 200 bilhões por ano. A maior parte está concentrada no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas há outras alternativas relevantes. Para atender aos exigentes critérios de concessão de crédito dos bancos, o consultor Arnóbio Albuquerque, fundador da GigaMedia, elaborou três importantes dicas:

 

1.      Baseie-se em dados concretos

Para candidatar-se aos fundos, o projeto de negócios deve ser claro, objetivo e condizente com a realidade, embasado em informações de mercado e não em fontes acadêmicas. Seja transparente com relação ao panorama da sua empresa e use fontes confiáveis para ganhar credibilidade.

 

2.      Teste as premissas do projeto

“Só vale a pena entregar a proposta se a empresa estiver plenamente convencida quanto à viabilidade do negócio”, conta Albuquerque. Porém, projetar realidades econômico-financeiras no longo prazo não é tarefa fácil. Segundo o consultor, a dica é adotar atitude conservadora quanto aos valores estimados. A análise SWOT antecipa as dificuldades reais a serem enfrentadas pelo empreendedor, mas ela deve ser acompanhada de planos de mitigação de riscos.

 

3.      Invista na apresentação

É preciso ser positivo e persuasivo na elaboração do projeto, dando o máximo de detalhes sobre o negócio. “A boa apresentação torna o processo de análise mais rápido”, comenta o especialista. O trabalho deve contar com texto claro e organizado, com linguagem simples e objetiva. “Também faça uso de infográficos, mapas e fotos”, acrescenta Albuquerque.

 

As dicas são fruto de mais de vinte anos de experiência de Arnóbio Albuquerque na área de captação de recursos, período em que atuou em bancos no Brasil e no exterior. O consultor de desenvolvimento é autor de softwares voltados ao segmento, como o SEAP (Sistema de Elaboração e Análise de Projetos), oferecido gratuitamente ao mercado pelo Banco do Nordeste do Brasil.

 

Sobre a GigaMedia:

A GigaMedia é uma empresa que presta consultoria para a captação de recursos subsidiados de longo prazo, desenvolvendo técnicas e metodologias, inclusive softwares, para o setor. Também ministra cursos presenciais e à distância para analistas, consultores, empreendedores e executivos de todo o Brasil. Baseada em Fortaleza (CE), a empresa foi fundada há mais de dez anos por Arnóbio Albuquerque que, entre outros trabalhos, integrou a equipe brasileira de implantação do Banco de Desenvolvimento de Angola-BDA, de 2007 a 2010. www.gigamedia.com.br. Telefone: (85) 3273-5805.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!