24/05/2016

Carreira: Soluções para 8 dilemas dos estagiários

Plataforma Estagiários Online esclarece dúvidas mais comuns entre os jovens no começo da vida profissional

0
(0)

Estagiários Online

O início da carreira é uma mistura de entusiasmo e apreensão. É normal o jovem se questionar sobre como agir e falar no ambiente profissional, e se fez as escolhas certas. Para acabar com as dúvidas, a plataforma Estagiários Online (www.estagiariosonline.com.br), que faz a ponte entre empresas e universitários, desvenda os principais dilemas dos estudantes que trabalham:

1.      Quando começar a procurar?

Todo universitário quer aproveitar ao máximo o curso, mas a experiência profissional fará toda a diferença no futuro. O primeiro passo é verificar se a graduação restringe o estágio aos últimos anos e se é obrigatório. O melhor é começar o quanto antes mas, caso não seja possível, aproveite para investir em formações e atividades extracurriculares, como cursos ou palestras.

2.      O que levar em conta ao analisar uma proposta?

O universitário precisa pensar a longo prazo. Mais do que o valor da bolsa ou a distância de casa, deve avaliar a chance de aprendizado, a rede de contatos a ser criada e o quanto o trabalho pode enriquecer seu currículo. Essa é a época de se empenhar para ser lembrado em oportunidades futuras.

3.      Quais benefícios são garantidos por lei?

O jovem tem direito a auxílio-transporte, seguro contra acidentes e férias remuneradas. A bolsa-auxílio é mandatória somente quando o estágio não é obrigatório. Em semana de provas, o estudante pode trabalhar meio período, mas é preciso avisar a empresa no início do ano letivo. Importante: todos os detalhes devem estar claros no termo de compromisso de estágio.

4.      Como se comportar?

Como a primeira impressão é a que fica, lembre-se: menos é mais. Opte por um visual básico e elegante no começo e observe os colegas de trabalho. Mesmo em ambientes descontraídos, a roupa informal demais pode parecer desleixo. Caso queira levar marmita ou lanche, verifique antes com o pessoal do RH se é permitido comer ali. Seja educado com todos e não se influencie por fofocas.

5.      Como lidar com o chefe?

Aproveite os primeiros dias para fazer perguntas básicas para a chefia. O importante é escutar com atenção quando são repassadas tarefas e tirar dúvidas na hora, pois mais tarde ele poderá estar ocupado. Vale perguntar para colegas de trabalho, caso veja que o chefe está fora ou muito atarefado. A nova geração quer ser ouvida na empresa e a proatividade é valorizada, porém o bom senso sobre quando e o que falar é essencial para não soar arrogante.

6.      Pediram minha ajuda fora do expediente, devo dizer sim?

Caso seja um pedido extraordinário, o jovem deve avaliar se é uma situação em que vale a pena se esforçar para ficar bem com a equipe. Só não pode ser algo rotineiro, afinal, a jornada do estagiário é de 30 horas semanais.

7.      Quanto tempo ficar em cada estágio?

O ideal é permanecer no mínimo um semestre e no máximo um ano em cada companhia, pois a época de estágio é perfeita para conhecer diversas áreas de atuação da profissão. Não existe um número recomendado, mas ter uma única experiência empobrece o currículo. No entanto, se o aluno tem certeza de que é naquele setor ou empresa que deseja trabalhar, deve seguir em frente. Para saber se é hora de trocar, avalie se ainda tem algo importante para aprender e se tem chances de ser efetivado, caso esteja no último ano.

8.      Como sair do estágio sem fechar as portas?

Se tiver dúvida se deve aceitar outra vaga, uma estratégia é pedir a opinião do chefe para verificar se não recebe uma contraproposta. Caso decida sair, é imprescindível comunicar com certa antecedência para não deixar o empregador na mão – o ideal é, pelo menos, 20 dias antes. O universitário deve agradecer a oportunidade dada e explicar o que motivou a mudança, como vontade de conhecer outras áreas ou intercâmbio. Nesse último caso, se houver vontade de retornar à empresa, deixe isso claro. Para buscar novas oportunidades, cadastre o seu currículo em plataformas como o Estagiários Online.

 

Sobre o Estagiários Online

Plataforma de recrutamento e seleção que conecta empresas e estagiários. Foi lançada este ano pelos empresários Marcos Botelho, André Diniz, Arnaldo Tibyriça e Francisco Bernardes. É grátis e oferece para empresas radar de talentos e painel de controle de vagas com métricas. Os candidatos podem gravar um videocurrículo, fazer testes de habilidades e de inteligência emocional, entre outros. www.estagiariosonline.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?