02/10/2013

Cartões presente têm potencial de R$ 10 bilhões no Brasil

Alelo e Incomm apostam no ramo com ampla rede de distribuição e variedade de itens

Quem fica em dúvida na hora de escolher um presente já pode respirar aliviado. Isso porque os cartões presente, os tão populares gift cards nos Estados Unidos, estão desembarcando no Brasil com o apoio de gigantes como Alelo, Incomm e epay. Com a iniciativa, empresas que oferecem os mais variados produtos e serviços – como experiências (passeios e esportes radicais, por exemplo), gastronomia, eletroeletrônicos, livros e até mobília – ganham a oportunidade de comercializarem cartões pré-pagos em livrarias, farmácias, supermercados e lojas de conveniência.

 

 

O modelo deste negócio envolve três partes: os emissores dos cartões, que disponibilizam seus produtos e serviços em forma de vales; os intermediários, que viabilizam o meio de pagamento, e finalmente, os distribuidores, varejistas que farão a venda dos pré-pagos ao consumidor final em seus estabelecimentos.

 

A vantagem para estes últimos é aumentar a oferta de itens sem mobilizar capital com estoque, já que os cartões serão cedidos em consignação. Para o consumidor, uma variedade de presentes estará sempre à mão. Será possível adquirir, por exemplo, um vale salto de paraquedas na loja de conveniência de um posto de gasolina.

 

Nos Estados Unidos, os cartões presente já são responsáveis por 4,5% do faturamento do varejo tradicional, movimentando mais de R$ 500 bilhões, e, no Brasil, estima-se que exista um mercado potencial que gire em torno de R$ 10 bilhões.

 

A Viva! Experiências é um dos emissores que está investindo no negócio, disponibilizando mais de 500 opções de presentes em forma de cartões físicos e virtuais. A variedade vai de um pacote de revelação de fotos por R$ 9,90 a uma expedição com motos BMW ao deserto do Atacama, no Chile, por U$ 7.990, passando por jantares gourmet ao custo de R$ 199. Também há oferta de sessão de massagem, voo de balão, salto de paraquedas, DAY Spa e peça de teatro.

 

“Disponibilizaremos nosso serviço em milhares de pontos de venda da noite para o dia e ficaremos mais próximos do consumidor, chegando onde não teríamos alcance sozinhos”, fala Andre Susskind, sócio fundador da Viva! Experiências junto com o irmão gêmeo Daniel Susskind.

 

Sobre a Viva! Experiências: É um startup brasileira de kits de experiências, que dão direito a escolher uma atividade entre 18 opções oferecidas para cada um dos 13 temas disponíveis. Também comercializa experiências únicas em forma de cartões presente físicos e virtuais. Foi fundada em Outubro de 2009 por Andre e Daniel Susskind, ambos formados em Administração pela FGV. Os kits podem ser adquiridos na Livraria da Vila, Livraria Cultura, ou pela internet, e os cartões presente são encontrados em diversos pontos de distribuição como Livraria Saraiva, além da opção on-line. www.vivaexperiencias.com.br. Telefone: (11) 2626-1042. 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!