27/04/2017

Casamento: Tira-dúvidas de tudo o que os noivos precisam saber

Especialista do iCasei esclarece questões recorrentes sobre preparativos, lista de convidados, presentes e outros temas

0
(0)

icasei

 

Entre o pedido e a lua de mel, existe uma checklist complicada do que precisa ser feito para garantir uma festa memorável. Para facilitar essa jornada, a especialista Flávia Fiorillo do iCasei (www.icasei.com.br), plataforma que é referência em serviços e conteúdo de casamento, responde as principais dúvidas dos casais que vão oficializar a união:

1.      Qual o tempo indicado para casar depois de noivar?

Flávia Fiorillo, especialista do iCasei: “Um ano é ideal, dá tempo de organizar o evento com tranquilidade, por causa dos prazos dos fornecedores. Seis meses seria o mínimo para fazer uma cerimônia sem se desesperar”.

2.      O que levar em conta ao escolher a data da cerimônia?

FF: “Quando o casal souber qual estilo mais combina com eles – tradicional, boho, moderno, romântico – e as preferências do tamanho do evento, a cerimonialista é o primeiro passo. São esses profissionais que vão ajudá-los a negociar e selecionar o local (praia, campo ou cidade). Se os noivos querem um espaço/igreja em particular, vão ter de se adaptar à disponibilidade do lugar. Celebrações na primavera e outono são as mais procuradas, por causa do clima ameno no campo e na cidade. Na praia, a festa pode acontecer no verão sem problemas. Além disso, existem casais que sonham com um destination wedding na neve”.

3.      Quais as principais dicas para definir a lista de convidados?

FF: “É importante ter, ao menos, uma estimativa da quantidade de convidados assim que começar a organizar, porque todos os serviços que serão orçados e contratados dependem disso. A lista deve ser feita por categorias: família, amigos próximos, faculdade, trabalho, etc. Assim, quando for preciso cortar alguém, fica mais fácil de localizar. Organize em uma planilha com o nome como será escrito no convite, quantidade de convidados de cada família, endereço e telefone de contato”.

4.      Com quanta antecedência é recomendado enviar o save the date e os convites?

FF: “O save the date deve ser enviado de cinco a seis meses antes do casamento. Já os convites para convidados de outra cidade o indicado são três meses. Para a mesma cidade, dois meses. Só evite entregar com muita antecedência, pois o convidado pode guardá-lo e esquecer da festa”.

5.      Quanto tempo antes deve ser feito o site de casamento?

FF: “O site de casamento, como o do iCasei, anda junto com os convites, entre seis e três meses antes. Caso o evento tenha uma identidade visual feita por uma papelaria, por exemplo, a página on-line deve acompanhar o design e a linguagem”.

6.      Quem convidar para o casamento civil e quanto custa?

FF: “Se a intenção é casar no cartório, os noivos devem chamar somente os padrinhos, os pais, os familiares e os amigos mais íntimos. O valor da cerimônia no civil varia de acordo com a cidade. No estado de São Paulo, por exemplo, fica entre R$ 300 e R$ 805, aproximadamente; já no Rio Grande do Sul, é menos de cem reais”.

7.      Posso pedir dinheiro de presente? Preciso agradecer todos os presentes que ganhei?

FF: “Pedir dinheiro é aceitável dentro de algumas culturas, mas no Brasil pode ser deselegante. Entretanto, já existe uma maneira sofisticada de resolver isso, por meio de sites de casamento, como os do iCasei, no qual é possível criar listas de casamento virtuais, sempre optando por diferentes preços de presentes para caber no bolso de todos. É preciso agradecer todos os presentes, por menores que sejam, com o mesmo carinho que os seus convidados tiveram. No próprio site dos noivos do iCasei é possível enviar um agradecimento para quem comprou algo da lista virtual”.

Sobre o iCasei    

Empresa que cria sites e listas de casamento desde 2007. Atualmente, a maior plataforma digital de serviços e conteúdo de casamento no Brasil. Os sites de casamento têm várias funcionalidades, como confirmação de presença e listas de casamento com produtos simbólicos, incluindo cotas de lua de mel. Desde sua fundação, atendeu a mais de 700 mil casais e customiza, em média, 6.500 sites por mês. Possui aplicativo para iOS e Android. www.icasei.com.br.   

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?