15/07/2015

Celular: Transporte público é onde mais se roubam aparelhos no Brasil

Levantamento inédito da Bem Mais Seguro mostra os lugares que lideram as ocorrências

0
(0)

Mexer no celular e andar de ônibus ao mesmo tempo definitivamente não é uma boa ideia. Segundo levantamento da corretora Bem Mais Seguro (https://bemmaisseguro.com/), o transporte público é o local onde mais acontecem roubos e furtos de aparelhos no Brasil. O estudo, que visa alertar os cidadãos, utilizou dados do site Onde Fui Roubado – baseados nos relatos de 4.200 vítimas que registraram ou não boletim de ocorrência – para descobrir os lugares em que esse tipo de crime é mais recorrente no país.

 

Locais com mais roubos de celular

 

Local

Porcentual

Transporte público

31%

Via Pública (a pé)

29%

No trânsito (carro, táxi ou moto)

25%

Espaço privado (residência e comércio)

16%

 

Período do dia

Dia

44%

Noite

56%

 

Fonte: Pesquisa realizada pela corretora de seguro Bem Mais Seguro com dados do site Onde Fui Roubado, coletados entre abril de 2014 e maio de 2015

A pesquisa aponta que as incidências em ônibus, trens e metrô, incluindo pontos e estações, lideram, com 31% dos casos. As vias públicas, como ruas e parques, vêm logo na sequência, responsáveis por 29% dos crimes. As ocorrências no trânsito – em carros, motos ou táxi – ficam em terceiro lugar, com 25%. “A pessoa que está distraída e parada no farol é uma presa fácil para os ladrões. Este é um dos registros mais comuns”, alerta Marcello Ursini, presidente da Bem Mais Seguro.

 

Ainda segundo o estudo, 56% dos casos ocorrem durante a noite e o prejuízo médio com a perda do aparelho é de R$ 869. De acordo com a corretora, 63% dos usuários de smartphones já fizeram ou têm a intenção de fazer um seguro para o gadget. “O celular passou a ser o bem de maior valor que as pessoas carregam consigo. Por conta disso, o seguro tornou-se uma proteção importante e cada vez mais procurada”, diz Ursini.

 

As opções básicas de seguro cobrem somente roubo e furto qualificado, mas existem proteções contra quebra acidental, queda de líquido e ligações não autorizadas, como a oferecida pela Bem Mais Seguro, com mensalidades a partir de R$ 29,70 por mês. Com preços acessíveis, a corretora online chegou ao Brasil há pouco mais de um ano com uma proposta inovadora: vender seguros pela internet em segmentos ainda pouco explorados.

 

O que fazer caso seja vítima de um roubo

 

1.   Nunca reaja;

2.   Bloqueie o chip do celular com a sua operadora;

3.   Faça um boletim de ocorrência online ou na delegacia mais próxima;

4.   Solicite o bloqueio do IMEI com a operadora. O número pode ser encontrado na nota fiscal do aparelho;

5.   Caso tenha seguro, depois de fazer o boletim de ocorrência, acione a proteção para ressarcir seu prejuízo.

 

 

Sobre a BemMaisSeguro.com

Empresa do grupo Protect Your Bubble lançada em abril de 2014. Traz para o Brasil um novo conceito de seguros online para bens como smartphones, equipamentos eletrônicos, carros e viagens. A BemMaisSeguro.com oferece uma forma rápida, prática e transparente de proteger o que é essencial para a vida do consumidor moderno. www.bemmaisseguro.com.br. Tel.: (11) 4003-9862/0800-738-3810.

 

Sobre o Onde Fui Roubado

O Onde Fui Roubado permite às vítimas registrarem sua denúncia – com recursos de geolocalização – por aplicativo ou web. A iniciativa ajuda a mapear o perfil de crimes envolvendo roubo de objetos nas principais cidades do país, com o intuito de chamar a atenção das autoridades e usar as informações como forma de prevenção. Ao longo de dez anos, o site já registrou 50 mil denúncias em todo o Brasil. www.ondefuiroubado.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?