29/03/2019

Chatbot da Lenovo conquista prêmio internacional

Desenvolvido pela plataforma ComTodos, projeto automatiza atendimento e aumenta resolução de conflitos em primeiro contato para 93%

5
(4)
Chabot

A Lenovo Brasil foi a primeira subsidiária da multinacional a desenvolver um projeto voltado à melhoria do contato com o usuário por meio de chatbots. Para evitar a perda de tempo dos clientes ao telefone e solucionar seus problemas com mais efetividade, a empresa encontrou na ComTodos (www.comtodos.com.br) a ferramenta ideal para desenvolver um robô integrado ao Facebook Messenger e automatizar o atendimento ao cliente. Colocada em prática no final de 2016, os índices de satisfação aumentaram de 59,3%, em maio de 2017, para 91%, atualmente.

Representado por uma simpática e prestativa urso panda fêmea batizada de “Jishu” – “tecnologia”, em chinês –, o chatbot passou a ser responsável pelo contato com o consumidor que precisa de suporte. “Ele foi pensado para economizar tempo e gerar ganho de escala, já que pode atender centenas de pessoas simultaneamente e em qualquer horário do dia”, explica Eduardo de Souza, fundador da ComTodos e responsável por criar a interface para a equipe desenvolvedora da Lenovo. “Entre os canais que estudamos utilizar, o Messenger é o que oferecia maior abrangência, por isso, decidimos usá-lo para integração”.

A ferramenta é parte do Lenovo Way, novo modelo de SAC da marca, que se baseia em atendimento personalizado e sem script, o que resultou em maior assertividade na comunicação com o consumidor. A empresa passou também por um trabalho de consultoria e orientação da ComTodos, a fim de esclarecer dúvidas e despertar novas ideias, para colocá-las em prática. Hoje, são cerca de 100 mil mensagens encaminhadas à Jishu por mês, por 10 mil clientes únicos e, dos contatos feitos, 80% são solucionados e 20% são encaminhados para analistas de suporte. A resolução de conflitos em primeiro contato da Lenovo no Brasil é de 93%.

“A interface desenvolvida pela ComTodos personifica nossa identidade ao colocar as necessidades do consumidor no foco do atendimento. O modelo foi tão bem-sucedido que já foi implantado em 21 países onde atuamos na América, exceto Canadá e USA”, declara Ricardo Tiltscher, diretor de Supply Chain, Serviços e Satisfação do Cliente da multinacional.

O chatbot foi eleito o melhor projeto de 2018 pela matriz da marca. Eduardo comemora: “Foi surpreendente e uma grande vitória para nós, já que se trata de uma gigante multinacional de um segmento tão competitivo. Nunca pensei que ganharíamos esse destaque em meio a profissionais de tanta qualidade como os do mercado chinês. Isso nos abriu portas e deve render novos desafios”.

Sobre a ComTodos

Plataforma de atendimento ao cliente integrada ao Facebook Messenger, Telegram ou ao próprio site/e-commerce, aproximando consumidores e empresas. Criado em janeiro de 2016 pelo empreendedor Eduardo Souza, o software já é utilizado por mais de 30 companhias e pode ser implementado juntamente aos sistemas Freshdesk e Zendesk. www.comtodos.com.br.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa avaliada em US$ 45 bilhões da lista Fortune 500, com a visão de se tornar líder global em Transformações Inteligentes por meio de dispositivos inteligentes e infraestrutura que criam a melhor experiência para o usuário. A Lenovo fabrica um dos maiores portfólios de produtos de conexão do mundo, incluindo smartphones (Motorola), tablets, PCs (Thinkpad, Yoga, Lenovo Legion) e workstations, bem como dispositivos RA/RV e soluções inteligentes para casa/escritório. As soluções de data center da próxima geração da Lenovo (ThinkSystem, ThinkAgile) estão criando capacidade e poder de computação para as conexões que estão mudando os negócios e a sociedade. A Lenovo trabalha para inspirar a diferença em todos e construir um futuro mais inteligente, onde todos prosperem. Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, Weibo ou visite-nos em http://www.lenovo.com/.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 4

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?