14/10/2015

Condomínios aumentam receita em até 80% com locação de telecom

Dextra é consultoria especializada no aluguel de lotes em topos de prédios e administra R$ 15 milhões em contratos

0
(0)

Elas já viraram ícones nos horizontes de grandes cidades: antenas de telecomunicações estão espalhadas pelos topos de prédios e são elemento essencial na infraestrutura das redes de telefonia móvel e internet. Para instalá-las, as operadoras negociam com síndicos e administradores dos condomínios e alugam o teto dos arranha-céus. Fundada há dois anos, a Dextra (www.dextra.services) é uma consultoria especializada em aumentar em até 80% a receita de conjuntos comerciais e residenciais por meio deste tipo de locação.

 

Dextra

 

A empresa oferece serviços que atendem às diversas especificidades da atividade. O carro-chefe é o Mais Rentabilidade, em que a companhia avalia e renegocia contratos de aluguel já existentes. “Principalmente do ponto de vista do proprietário, há um gap enorme de conhecimentos na relação com o inquilino”, diz o fundador e diretor executivo Vinicius van der Put.

 

Os principais embates surgem nas esferas comercial, técnica e jurídica. Ao reavaliar o contrato, por exemplo, é possível aumentar o aluguel – em geral, há um descompasso com o valor real do lote. “Uma vez, encontramos um espaço que era cedido gratuitamente cujo preço da locação passou para R$ 10 mil por mês”, afirma van der Put, que tem experiência de 10 anos à frente de uma operadora telefônica.

 

Quanto aos aspectos técnicos, a Dextra audita o local de instalação das antenas para checar se a realidade corresponde ao acordado, já que novas tecnologias alteram a infraestrutura das operadoras. A empresa já visitou uma antena cujo acordo previa locatário único e ocupação de 10 m² que, na prática, tomava 50 m² porque a contratante sublocava o uso do equipamento para outras companhias.

 

Casos assim podem envolver processos jurídicos, em que a Dextra propõe uma renegociação ou apoia o condomínio no litígio judicial. “E não é só uma questão de dinheiro. Já encontramos situações em que restos de equipamento das operadoras estavam largados no teto. São peças grandes, que podem causar muitos danos se caírem lá de cima. E a responsabilidade, fica com quem?”, diz van der Put.

 

Com o objetivo de firmar novos contratos para os condomínios, a Dextra oferece também o Mais Receitas – pacote de serviços que acompanha as tendências desse mercado. Trata-se de uma solução para promover o aluguel de novos espaços, consolidações de antenas de toda uma região em apenas um edifício e entrada de players especializados no segmento, como fundos de investimento que compram os direitos de contratos de aluguel.

 

Há, ainda, o Mais Gestão, consultoria voltada para grandes condomínios comerciais, cujo foco é auxiliar nas decisões que dizem respeito à instalação de sistemas e redes por parte de as operadoras. “Existem projetos de telecomunicações que podem conflitar com iniciativas de outras empresas no futuro. Nós explicamos as propostas para os administradores dos edifícios”, explica o diretor da Dextra.

 

Hoje, a empresa já administra cerca de R$ 15 milhões em aluguéis de espaços para antenas e equipamentos de telecomunicações. “Há áreas onde o m² vale R$ 1 mil e outras em que vale R$ 10 mil. A mágica está em saber diferenciá-las, e é nisso que somos especializados”, finaliza van der Put.

 

Sobre a Dextra

Empresa especializada na consultoria e administração da cessão de espaços no topo de edifícios para antenas de telecomunicações. Fundada há dois anos por Vinicius van der Put, a Dextra atende tanto prédios comerciais quanto residenciais e oferece serviços para reavaliação de contratos, busca de operadoras interessadas em novas áreas e orientação especializada para condomínios comerciais. www.dextra.services. Tel.: (21) 3527-0500/ (11) 3522-5487.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?