30/04/2013

Conflitos e mudanças são somatizados por líderes empresariais

Executivos buscam terapias psicossomáticas para tratar reações do corpo ao estresse

0
(0)

Psicologia e negócios sempre andaram de mãos dadas; liderança e coaching são os conceitos mais recorrentes para expressar a intersecção entre essas duas áreas de conhecimento. No entanto a Psicossomática, cuja especialidade é a prevenção e tratamento de sintomas físicos decorrentes de fatores emocionais, incluindo principalmente os relacionados ao trabalho, ganha cada vez mais espaço.

 

Este campo da psicoterapia aplicado ao trabalho vai a fundo na análise das reações do corpo ao estresse gerado pela pressão por resultado, conflitos, mudanças e negociações complexas. Dentre os sintomas mais comuns estão a gastrite, úlceras, hipertensão, cardiopatias, insônia e dores de cabeça. E quando o corpo reage, a organização sente os efeitos: produtividade, turnover e a qualidade das decisões são afetados.

 

Segundo Luci Balthazar, da ProMover, empresa especializada em Psicologia do Trabalho que dentre outras áreas cobre a Psicossomática, a somatização é uma forma de linguagem do corpo para expressar insatisfação ou medos. Luci, que além de psicóloga foi diretora de Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais de grande porte, relata que o reconhecimento da necessidade de ajuda é a primeira barreira a ser superada.

 

A duração do tratamento varia de caso a caso, mas uma Terapia Breve Focal leva em torno de 10 sessões. As sessões buscam identificar quais são as causas de estresse e criar abordagens para lidar com a tensão inerente ao ambiente corporativo. Todo atendimento de pacientes com distúrbios psicossomáticos exige também acompanhamento médico (parte clínica, exames, medicamentos, etc.). “O tratamento psicossomático contribui para o bem estar e para o sucesso profissional. Autoconhecimento e equilíbrio emocional são fundamentais para alcançar o potencial pleno do ser humano”.

 

 

Sobre a ProMover:

É uma empresa especializada em Psicologia do Trabalho que oferece Consultoria em Recursos Humanos, Desenvolvimento de Carreira, Aconselhamento para profissionais em pré e pós-aposentadoria e Terapia Psicossomática. Registrada no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro sob o número 1486. É liderada por Luci Balthazar, Psicóloga, com especialização em Psicossomática e em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Mestrado realizado nos Estados Unidos, reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Psicologia do Trabalho. Diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização realizados no Brasil e no exterior, incluindo cursos de Gerenciamento de Mudanças, no IMD Business School em Lausanne, Suíça. www.promoverpsi.com.br . Telefone: (21) 2135-6242 ou (21) 9566-4232.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?