03/11/2017

Conheça 5 invenções brasileiras que prometem ser sucesso de mercado

Na véspera do Dia do Inventor, fundador da ANI destaca potencial de projetos nacionais

0
(0)

Inventores

O brasileiro é conhecido pela mente criativa, capaz de criar soluções revolucionárias no dia a dia sem dar conta do poder delas. No Dia Nacional do Inventor, 4 de novembro, a Associação Nacional dos Inventores (www.inventores.com.br) destaca algumas dessas criações de sucesso, que mostram o potencial made in Brasil. Para suceder nesta área, não basta, porém, ter um insight. É preciso ir além para fazer com que a inspiração saia do papel e se torne realidade na vida das pessoas, aponta a instituição, que já auxiliou diversos projetos a irem para o mercado durante os 30 anos de existência e mais de 20 mil patentes registradas no Brasil.

“Ideias que pareciam impensáveis, hoje podem fazer parte do cotidiano das pessoas, como a mala que vira mesa, um objeto portátil que pode ser carregado facilmente e, depois, usado individualmente como apoio para diversas finalidades ou até mesmo em reuniões. Os inventores têm de acreditar nas suas criações e apostar nelas para que elas aconteçam”, diz Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores. Com base em criações já registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), ele lista cinco invenções brasileiras que podem inspirar mentes criativas e mudar a história.

1 – Mala que vira mesa

Apresentada recentemente na Taipei International Invention Show, feira de tecnologia em Taiwan, a mala foi criada por Bruno Monteiro quando ele observava pessoas usando computadores de maneiras improvisadas e desconfortáveis no aeroporto. “A ideia do invento é trazer mais comodidade para o público, e a mala pode ser usada como mesa de reunião portátil ou suporte para quem quiser tomar café, por exemplo”, diz Bruno. 

2 – Case Academia

Trata-se de um acessório – similar a uma bolsa compacta com diversas divisórias – que permite ao usuário carregar pertences como smartphone, toalha, garrafa de água e chaves durante o treino, com conforto e segurança. O produto foi criado por João Miguel Costa Neto, William Brennecke da Costa e Diego Brennecke da Costa. A inspiração, segundo João Miguel, partiu da própria necessidade de carregar seus objetos ao longo dos treinos sem o risco de esquecer algo em algum aparelho ou se atrapalhar ao equilibrar tudo nas mãos.

3 – Máscara umedecida de sobrevivência D&Daniels

Em situações imprevisíveis ou até mesmo em acontecimentos trágicos, as experiências servem como gatilhos para que algumas invenções evitem novos incidentes. Sensibilizado com o caso da boate Kiss, em 2013, Daniel Benedicto desenvolveu a “máscara umedecida de sobrevivência D&Daniels”, que é descartável e do tipo cirúrgica, confeccionada em TNT, com elástico para ser presa nas orelhas, contendo na face interna uma pequena toalha umedecida para cobrir a boca e o nariz. Assim, ela evita que as vítimas de acidentes se intoxiquem ao inalar os gases da fumaça.

4 – Alimentador para pets automatizado

Todo bichinho de estimação precisa de companhia, mas a preocupação com ele quando é preciso ficar fora de casa por alguns dias é solucionada por esse invento, que facilita a alimentação e hidratação de cães e gatos. Elaborado por Álvaro José de Andrade e Fernando de Aguiar Andrade, o alimentador suporta até 25 kg de ração – após uma regulagem prévia, os animais podem abrir o aparelho por até seis vezes diárias para comer; o hidratador é acoplado à tubulação da casa e sempre que o animal sentir necessidade de se hidratar, basta chegar perto do bebedouro e pisar na superfície para a liberação da água. Quando ele sai de perto, a água é escoada. 

5 – “OKY” On Fiber – Processo de material sustentável

Na onda da sustentabilidade, a “OKY” é a solução para minimizar o uso de madeira e plástico, reduzindo o acúmulo de lixo, o consumo de água e a emissão de gases tóxicos. Inventado por Vitor de Oliveira e Joyce Barreto, o material utiliza matérias-primas biodegradáveis e possibilita a fabricação de produtos como pisos, divisórias, talheres e até móveis. "Usamos fibra de diversos vegetais como a folha da bananeira, do milho, bagaço de cana-de-açúcar e plástico biodegradável para produzir a OKY”, afirma Joyce.

Museu das Invenções com entrada gratuita

Para celebrar o Dia do Inventor e divulgar o talento do brasileiro, o Museu das Invenções (www.museudasinvencoes.com.br) abre as portas gratuitamente ao público nessa semana. Único do tipo na América Latina, é um roteiro divertido para crianças e adultos, com os mais de 400 protótipos nacionais. Instalado no mesmo prédio da ANI, ele fica na Rua Doutor Homem de Melo, 1.109, Perdizes, em São Paulo.

SERVIÇO

Museu das Invenções

Endereço: Rua Doutor Homem de Melo, 1109, Perdizes – SP

Entrada gratuita até sexta-feira (03/10)

Horário: 10h às 17h

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Instituição que auxilia inventores a comercializarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana até relativos à saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP). www.inventores.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?