25/01/2018

Conheça 5 invenções que vão bombar nos próximos verões

Lixeira descartável e churrasqueira para fogão facilitam a vida e os momentos de lazer

0
(0)

ANI

O verão é a estação mais amada pelos brasileiros. Reunir os amigos e a família para vivenciar bons momentos de lazer e relaxamento juntos fica ainda melhor com pequenas criações que facilitam a vida. Muitas vezes, os inventos surgem de necessidades do dia a dia, mas as ideias são tão boas que passam a fazer parte do cotidiano das outras pessoas. Muitas novidades já foram desenvolvidas e prometem ser as estrelas das próximas estações, segundo Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores (www.inventores.com.br).

“A capacidade do brasileiro para criar é inquestionável, mas nem sempre o inventor acredita na sua própria capacidade, então muitas das ideias que seriam úteis acabam evaporando”, afirma Mazzei. A caixa de isopor para carregar bebidas, por exemplo, é uma criação muito associada a este período e facilmente encontrada em uma roda de pessoas na praia. Por mais simples que seja o produto, ele jamais sairia do papel se o idealizador não levasse sua ideia adiante. Conheça 5 invenções incríveis que prometem ser sucesso nos próximos verões.

Churrasqueira para fogão

Sabe aquele churrasco com os amigos ou o grelhado durante a semana? A Jobs Grill permite o preparo dessas delícias sem sujeira e fumaça. Criada por Rodrigo Jobs Contin, ela é adaptada em cima das bocas do fogão e funciona como uma grelha, sem a necessidade de carvão. Compacta, é ideal até mesmo para apartamentos, sendo que o calor da churrasqueira pode ser controlado por meio dos botões do eletrodoméstico.

Carregador solar portátil com fixadores articulados

Na praia ou na piscina, quem nunca sentiu incômodo com o sol batendo no rosto? A criação de Reilson Rodrigues e Juliano Fischer é voltada para aqueles que desejam desfrutar de um dia de lazer com direito a proteção ao rosto e, de quebra, usufruir de aparelhos como celular ou tablet sem se preocupar com o consumo de bateria. O invento é portátil e pode ser fixado em uma cadeira espreguiçadeira, fazendo sombra à cabeça, ao mesmo passo que a energia solar é usada para recarregar baterias de eletrônicos por meio de cabo USB.

Cadeira giratória automatizada para banho de sol

Quem gosta de pegar um bronzeado pode usar a Girassol, cadeira giratória automatizada que pode ser usada em resorts, campings, residências e, claro… praias. Por meio de captação de energia solar, ela acompanha os movimentos do sol para que o usuário pegue aquela corzinha desejada. Ao mesmo tempo, faz sombra no rosto, que se mantém protegido. “De quebra, ela faz recarga de bateria de celulares com energia limpa, com direito a caixas de som acopladas, além de roteador Wi-Fi e Bluetooth”, completam as inventoras, Cristina Mendieta e Ana Luiza Groisman.

Lixeira reciclável para praia

A ideia do formato da lixeira ecológica surgiu dos origamis. Resistente, ela tem pontas que podem ser ajustadas na areia. O melhor é que depois de utilizada, pode ser descartada junto com os resíduos. Segundo os inventores Ana Aline Simões e Mauro, o objeto é sustentável desde a produção. “Além da praticidade para carregar e também para descartar, a Lixeireba é feita com papel reciclado, ajudando a contribuir com a preservação do meio ambiente e com a limpeza das praias”, conta.

Direcionador de água de bebedouros

Bateu aquela sede depois de uma corrida no clube, na academia ou até mesmo naquela caminhada no calçadão da praia? O EasyWaterTooth, invento de Luciano Pereira Batista, foi elaborado para direcionar o fluxo da água para a boca e evitar o contato direto com torneiras e bebedouros públicos. “O aparelho é colocado com o orifício de entrada sob o jato d’água que sai da torneira e vai parar no de saída, somente com a força da própria água, sem necessidade de fontes de energia”, explica Luciano.

Para o presidente da Associação Nacional dos Inventores, a falta de conhecimento da lei é o principal obstáculo para o inventor. “Muitos levam o produto ao mercado sem patentes e acabam enganados ou com suas ideias roubadas. A ANI auxilia os inventores desde a concepção da ideia até o oferecimento do projeto de forma correta para as empresas”, conclui Carlos Mazzei.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Instituição que auxilia inventores a comercializarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana até relativos à saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP). www.inventores.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?