Follow @imprensarelease
17/02/2014

Construtoras apostam em arte para diferenciar empreendimentos

Com aquecimento do mercado imobiliário, empresas buscam artistas para dar personalidade aos seus projetos

0
(0)

O Sindicato da Habitação de São Paulo prevê a venda de até 40 mil unidades residenciais em 2014. Para se destacar em meio a um oceano de casas e apartamentos, as construtoras têm buscado uma ajudinha: artistas plásticos que dão um toque especial aos edifícios. É o caso da ceramista Norma Grinberg, que já desenhou peças para dezenas de empreendimentos residenciais e comerciais.

 

Flauta Vertical     Piscina - Dança dos Golfinhos

 

Norma (www.normagrinberg.com.br) é artista plástica e professora da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA). Ela é reconhecida em todo mundo e já expôs em galerias da França, Argentina, China e Estados Unidos, entre outros. Além disso, é a única brasileira a integrar a Academia Internacional da Cerâmica (AIC), sediada na Suiça.

 

Há mais de 20 anos Norma trabalha com obras de arte que interagem com a arquitetura de prédios públicos e residenciais. "Tenho me interessado muito por arquitetura e a maneira como a arte pode potencializar o espaço de convivência", explica Norma.

 

Quem passa perto da ECA entende o que ela quer dizer. Foi Norma a criadora do Arco de nove metros de altura que recebe os visitantes da Escola. Ela também já produziu esculturas de grandes e pequenos portes para casas, prédios, condomínios e centros comerciais e culturais. As construtoras Even, Feller e Fiorese Fernandes, por exemplo, já aproveitaram o talento da artista.

 

Em geral, as obras fica expostas no hall de entrada dos prédios, jardins ou piscinas. Como são feitas de cerâmica, elas resistem bem à variação de temperatura e influência da água. "É como na poesia de João Cabral de Melo Neto", lembra Norma, que declama:

 

"… prender o barro brando no oco

de não sei quantas mil atmosferas

que o faça fundir no útero fundo

que devolva à pedra a pedra que era" 

 

Sobre Norma Grinberg:

Norma Grinberg é artista plástica e professora da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA). Ela dedica-se à cerâmica desde a década de 70 e já teve trabalhos expostos ao redor do mundo. As principais influências de Norma são o Concretismo, a Escola Bauhaus e o Minimalismo. Conheça mais sobre a artista e suas obras em www.normagrinberg.com.br. Telefones: (11) 3816 – 7447 e (11) 94184 – 3440

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?