26/01/2015

Consultoria ensina a prospectar clientes em ano de crise

Mhaya dá dicas para driblar o cenário de incertezas na economia e crescer em 2015

Economia em ritmo lento, inflação acima do teto da meta, dólar alto, dúvidas sobre a nova equipe econômica do Brasil. Neste cenário de incertezas, crescer e atrair clientes é um desafio maior ainda. Para ajudar os empreendedores na missão, Myrian Mourão, da Mhaya Consultoria e Treinamentos (www.mhaya.com.br) – empresa especializada em prospecção de novos negócios -, dá cinco dicas:

 

1.      Foco nas necessidades do cliente

Em tempos de crise, as empresas estão em busca de soluções. Assim, ao vender o peixe a um potencial comprador, é preciso não só falar do diferencial do produto/serviço, mas também perguntar o que pode ser melhorado. “Ao entender a demanda do cliente naquele momento, é possível que você tenha uma proposta que caia como uma luva”, diz Myrian.

 

2.      Fazer a “lição de casa”

É assim em todas as áreas. Antes de uma partida de futebol, um time estuda o esquema de jogo do adversário. Na hora de prospectar clientes, é necessário buscar todas as informações disponíveis para descobrir, por exemplo, se está nos planos da empresa abrir outras unidades ou lançar novos produtos. “Deve-se verificar, inclusive, se aquele realmente é um cliente em potencial. Imagine perder tempo justamente em um cenário de crise, quando não se pode dar o luxo de errar o alvo!”, comenta a fundadora da Mhaya Consultoria.

 

3.      Luz, câmera, diferencial competitivo

É preciso ter em mente que ninguém vai trocar o certo pelo duvidoso. Mudanças de fornecedor costumam ser um processo longo e desgastante. Em um cenário de incertezas, o diferencial competitivo – ou seja, as características que superam a concorrência – merece ainda mais destaque. “Um comprador não vai trocar seis por meia dúzia”, comenta Myrian.

 

4.      Decifrando até o que o cliente não diz

Ampliar as habilidades de venda é imprescindível em um ano como o que se prevê para 2015. Cursos de Programação Neurolinguística e de Linguagem Corporal facilitam a comunicação e a capacidade de decifrar o comportamento do cliente, melhorando o entrosamento. “É preciso perceber os sinais mais básicos de rejeição, como braço cruzado e corpo inclinado para trás. Caso contrário, é nadar, nadar, e morrer na praia”, orienta a especialista, certificada em Linguagem Corporal pelo Institute Elsever e em PNL pela The Society of NLP™ e Richard Bandler®.

 

5.      De olho no mercado

Mesmo em momentos de crise surgem novas oportunidades de negócios. Fábricas são implantadas, investimentos acontecem e são constantemente divulgados em mídias segmentadas. Basta estar atento ao que diz o mercado.

 

As dicas fazem parte de diversos treinamentos ministrados pela Mhaya Consultoria. Os próximos vão desde prospecção B2B a recuperação de clientes, passando por linguagem corporal. O investimento é na faixa de R$ 400 para oito horas de curso e a programação pode ser vista aqui: http://www.mhaya.com.br/#!cursos/cqn6.

 

Sobre a Mhaya Consultoria e Treinamentos:

A Mhaya Consultoria e Treinamentos tem o objetivo de desenvolver pessoas para atuarem em vendas; prospecção, retenção e recuperação de clientes; trabalho em equipe; comprometimento e liderança, além dos treinamentos em PNL e Linguagem Corporal. A empresa foi fundada em 1995 por Myrian Mourão. www.mhaya.com.br. Telefone: (11) 4321-6371. 

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