18/06/2014

Crédito consignado é mais barato em todos os cenários de juros

Volume concedido na modalidade cresceu mais de 200% desde 2008. Expectativa é de que expansão continue

Mesmo com as elevadas altas nos juros, os empréstimos consignados continuam sendo a opção mais acessível de crédito. De acordo com pesquisa feita pela financeira Consignados (www.consignados.com.br) com dados do Banco Central de abril deste ano, a média das taxas cobrados na categoria é de 1,89%. Enquanto isso, empréstimos pessoais e cheque especial ficam em, respectivamente, 5,90% e 8,35%.

 

Os números dão destaque à modalidade entre os tipos de créditos livres utilizados no Brasil. Só em abril foram concedidos R$ 13 bilhões em empréstimos consignados, para um saldo da carteira de R$ 232 bilhões. O valor é 211% maior que o mesmo mês em 2008, e a perspectiva é que o crescimento continue. A explicação é simples; além de oferecer taxas menores de juros, a categoria traz vantagens para as partes: os tomadores evitam uma burocracia excessiva e os bancos incorrem em menor inadimplência.

 

Isso ocorre porque no modelo consignado as instituições financeiras atrelam o empréstimo à dedução de parcelas da dívida na folha de pagamento do beneficiado. Por esta razão, o crédito consignado está disponível apenas para aposentados, funcionários públicos e de empresas privadas credenciadas com bancos que oferecem o serviço. Ficam de fora profissionais liberais, trabalhadores informais e aqueles cujos empregadores não tem o benefício, o que limita a expansão da categoria.

 

Evolução Consignado

 

 

Comparativo Consignados

 

“Os juros estão ligados ao risco que os bancos correm, e no crédito consignado a inadimplência é pequena”, explica Luiz Fernando R. Pereira, diretor da Consignados, que trabalha principalmente com o BMG. Em geral, as parcelas só deixam de ser pagas caso existam questões urgentes de família ou saúde, que são prioritárias. Segundo Pereira, os aposentados pelo INSS são os principais tomadores de empréstimos na modalidade.

 

 “O comprometimento máximo é de 30%, ou seja, a maior parcela possível tem que ser menor que um terço do salário do tomador. No entanto, conversamos com as pessoas para discutir qual o melhor caminho para elas e qual valor encaixa no orçamento familiar”, afirma Pereira. A Consignados oferece um simulador de empréstimos no site. Basta preencher algumas informações, e a ferramenta mostra a projeção das parcelas. Além disso, a empresa orienta os clientes para tomar a melhor decisão.

 

Sobre a Consignados:

É uma empresa que atua há 17 anos na área do crédito pessoal. A Consignados oferece empréstimos consignados desde que a modalidade surgiu, em 2004. O principal parceiro da operadora é o Banco BMG. Além de oferecer crédito, a empresa orienta os clientes em relação às melhores opções e oferece um simulador gratuito de progressão das parcelas de pagamento. www.consignados.com.br. Telefone: (11) 4003 – 4885. 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!