17/02/2014

Datatix lança plataforma fechada para exibição de vídeos

Sistema permite que clientes substituam mídias físicas por streaming com segurança e confidencialidade

0
(0)

Uma nova plataforma para empresas que precisam divulgar conteúdo audiovisual: é isso que oferece a Datatix (www.datatix.com.br), um sistema de armazenamento em nuvem transmitido por streaming. Seu diferencial é a segurança na distribuição, que permite ao proprietário do conteúdo ter controle e estatísticas dos acessos.

 

Evolução das mídias

 

A Datatix foi criada em janeiro como um braço da Tecnomídia, empresa que desde 1991 faz duplicação de mídias para o mercado corporativo. “Nós começamos com disquetes”, lembra Jair Szapiro, diretor da empresa. Com o passar dos anos, eles produziram CDs e DVDs para clientes tão diversos quanto bancos, seguradoras, igrejas, farmacêuticas, a indústria editorial e outras iniciativas que tinham conteúdo a ser distribuído.

 

“Há cerca de 10 anos que não temos inovações em players para mídias físicas”, afirma Szapiro. E complementa: “enquanto isso, a proliferação de gadgets que permitem assistir a vídeos de qualquer lugar pela internet foi assustadora. No Brasil, os celulares já são o meio mais usado para acessar a internet. Mas as plataformas disponíveis para transmissão de conteúdo, como o YouTube e Vimeo, não oferecem um controle efetivo sobre sua visualização”.

O foco da Datatix são empresas cujos conteúdos não podem ser acessados livremente. “Uma companhia que oferece vídeos de instrução para operar uma máquina tem interesse em proteger esse material”, conta o diretor. Quem assina o serviço controla o acesso e a maneira como ele será feito.

 

É possível, por exemplo, liberar a visualização de um vídeo para que alguém o assista até três vezes dentro de um período pré-determinado. A plataforma também permite monitorar se um determinado conteúdo foi visto até o final.

 

A Datatix oferece pacotes com variadas capacidades de armazenamento e transmissão. O de 100 GB, por exemplo, custa cerca de R$ 300 e dá ao assinante 50 GB para armazenar seus vídeos e áudios, e mais 50 GB de capacidade de transmissão por mês. No site da empresa (www.datatix.com.br), existe uma versão gratuita para teste do serviço.

 

Além da vantagem da segurança, o streaming de vídeos também sai mais barato que a distribuição de DVDs por eliminar a produção e manuseio da mídia física. “Nós sempre vendemos bits, mas antes eles vinham embalados em meios físicos, agora estão na nuvem”, explica Szapiro. 

 

O material compartilhado pelo Datatix pode ser visto na própria plataforma, no site da empresa que contratou o serviço ou ainda numa página de venda de conteúdo audiovisual. Para garantir a velocidade no acesso, a Datatix usa uma tecnologia que ajusta a velocidade de transmissão ao dispositivo que é usado para assistir aos vídeos – o que garante uma experiência agradável.

 

Sobre a Datatix:

É uma plataforma de armazenamento de conteúdo audiovisual on-line. Ela permite que seus assinantes disponibilizem material via streaming, com controle total sobre o acesso e capacidade de monitoramento. Oferece pacotes que variam entre 1 GB e 500 GB, e disponibiliza as ferramentas para que os vídeos sejam acessados via web. www.datatix.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?