18/11/2013

Dieta Vitalbox: emagreça colaborando com sua saúde

Ferramenta gratuita simula quantos quilos perder e quais hábitos mudar para diminuir riscos de doenças

0
(0)

Quem está acima do peso sabe que emagrecer não é só uma questão de estética, mas também de saúde. Difícil é mensurar quais benefícios a longo prazo realmente estão ocorrendo com a mudança dos hábitos alimentares. Com a chegada do Vitalbox (www.vitalbox.com.br), fazer essa estimativa agora é fácil. A plataforma on-line e gratuita calcula as chances de desenvolver doenças crônicas com base no perfil da pessoa, incluindo peso e alimentação. O sistema também faz simulações que permitem melhorar o quadro médico atual seguindo algumas mudanças de vida, como uma dieta.

 

Infográfico - Vitalbox

 

Para começar a usar a ferramenta, basta fazer um rápido cadastro e preencher informações como: idade, peso, altura, histórico familiar, medidas de pressão, glicose, colesterol, etc. Depois disso, o usuário insere dados como: quantidade que consume diariamente ou semanalmente de bebida alcoólica, carne vermelha, gordura e frutas, vegetais e legumes, entre outras atividades da rotina.

 

O resultado traz um prontuário de saúde do indivíduo e recebe o nome de “Saudômetro”. Com ele em mãos, é hora de traçar a meta de emagrecimento. Em “Simulação”, o cliente completa com o peso que quer alcançar e “brinca” com as demais variáveis, fazendo compensações. Por exemplo, se não consegue abrir mão da cervejinha, ele diminui o consumo de carne vermelha. A cada item correspondem as cores verde, amarelo e vermelho para dizer se aquilo é um problema ou não. Mudanças acertadas, é só clicar em “Calcular” para descobrir as chances de desenvolver doenças cardíacas, cerebrais, cânceres, diabetes e etc., seguindo o novo estilo de vida saudável.

 

Toda mulher quer perder três quilinhos, não é o que se diz? Para observar como esse emagrecimento afeta a saúde, vamos tomar como exemplo uma usuária de 32 anos, medindo 1,65m e que pese 60 kg – um pouco acima do recomendado -, que seja sedentária e tenha hábitos alimentares parecidos com os da maioria da população (vide infográfico). O Vitalbox diz, entre outras coisas, que se essa pessoa perder peso, suas chances de ter câncer colorretal diminuem em mais de 45%.

 

Empolgada, a mulher em questão segue as orientações da plataforma e elimina os famigerados três quilinhos, ficando com 57 kg, além de mudar sua alimentação e começar a praticar exercícios físicos. Neste cenário, seu risco de desenvolver aquele tipo de câncer cai pela metade e vai de “acima da média” para “abaixo da média”, além de outras mudanças que podem ser vistas no infográfico.

 

E como manter-se firme na dieta é um desafio talvez maior ainda do que começá-la, após traçada a meta de emagrecimento, o sistema incentiva o seu cumprimento por meio de desafios diários ou semanais, que chegam até o e-mail cadastrado. Conforme vence as dificuldades, o usuário ganha troféus e os amigos podem acompanhar toda a evolução da dieta, se ele optar por compartilhar nas redes sociais. “O Vitalbox é uma ferramenta essencial para as pessoas monitorarem sua saúde e descobrirem formas de melhorá-la, vivendo mais e melhor” resume Carlos Bassi, cofundador da empresa.

 

Sobre a Vitalbox:

É uma startup brasileira que oferece uma plataforma de saúde pessoal, desenvolvida em parceria com a Biosignia, empresa norte-americana de ciência e tecnologia que conta com o apoio de universidades como Duke University, Cornell University e University of Washington. O prontuário eletrônico utilizado foi desenvolvido por Harvard e MIT. Com a ferramenta, os indivíduos podem fazer análises on-line de riscos e obter mapas personalizados de saúde. O preenchimento dos dados não requer conhecimentos médicos. A plataforma Vitalbox não pode nem deve ser entendida como um diagnóstico médico, ou como um substituto para consultas realizadas por um profissional da saúde, mas sim como uma forma de auxiliar o indivíduo a permanecer mais tempo saudável. www.vitalbox.com.br. Telefone: (11) 2495-2013.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?