29/02/2016

EAD: 85% dos alunos de graduação a distância vêm de escola pública

Levantamento inédito mostra panorama do ensino online no Brasil

0
(0)

A combinação de preço acessível com flexibilidade impulsiona o crescimento dos cursos de graduação online pelo país, modalidade que já responde por 17,1% dos alunos matriculados no nível superior – o equivalente a 1,3 milhão de estudantes. É o que mostra análise inédita do portal EAD.com.br (www.ead.com.br) em parceria com a Educa Insights baseada em dados da própria consultoria e do INEP.

 

Portal EAD

 

Segundo o levantamento, 85% dos alunos vêm de escola pública. A mensalidade custa, em média, R$ 260. “É um valor até 60% menor que o investimento feito na graduação presencial, fator decisivo nesse momento de crise econômica e de cortes de programas sociais por parte do Governo”, afirma Fernanda Lapidus Hecht, gerente do site EAD.com.br.

 

A maioria dos alunos EAD é financeiramente independente, conforme indicam dados da Educa Insights: 87% trabalham e 83% pagam a própria mensalidade. “A flexibilidade de horários do EAD facilita a vida dos estudantes que já têm um emprego”, diz Fernanda. Além disso, 55% desses alunos têm 31 anos ou mais e são, na sua maioria, do sexo feminino – 67% são mulheres.

 

O estudo também elencou o perfil dos cursos e instituições mais procurados. A cada dez matrículas no ensino a distância, nove são efetivadas em universidades privadas. Também a cada dez, quatro são destinadas à licenciatura (vide infográfico). “Esperamos que a procura por graduação online cresça ainda mais em 2016, à medida que a modalidade se torna mais conhecida e o acesso à internet cresce no Brasil”, comenta Luiz Trivelato, diretor da Educa Insights.

 

O EAD.com.br disponibiliza uma ferramenta de busca que apresenta ao estudante as melhores opções de faculdades a distância de acordo com sua localização e o curso de preferência. Lançado em 2012, é atualmente o maior portal independente sobre ensino a distância do país.

 

Sobre o EAD.com.br

Site que reúne, além de conteúdo informativo sobre EAD, dicas e testes para o estudante verificar se possui o perfil ideal para estudar a distância. www.ead.com.br.

 

Sobre a Educa Insights

Empresa pioneira em pesquisa para o mercado de educação, que oferece um variado portfólio de serviços e soluções a clientes comprometidos com excelência. www.educa-insights.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?