11/02/2016

EAD: Curso inova ao ensinar latim pela internet

Desenvolvida por Rafael Falcón, metodologia capacita alunos a lerem textos originais no idioma

0
(0)

O latim deu a base para disciplinas como direito, filosofia, política e até ciências exatas, em textos escritos há séculos na língua. Mas explorar o universo desses documentos ainda é para poucos – não por muito tempo, se depender de Rafael Falcón. Criador do Curso de Latim Online (www.cursodelatimonline.com.br), o professor ensina o idioma com um objetivo claro: fazer com que os alunos sejam capazes de entender por completo os originais de Sêneca, Santo Agostinho, Tomás de Aquino e companhia.

 

Curso de Latim Online

 

O curso surgiu em 2013, quando Falcón se viu incapaz de atender à demanda por aulas particulares presenciais. Ao longo de 36 vídeos com cerca de duas horas cada, ele ensina aos alunos a captar a essência do idioma para além da gramática.

 

"O latim tem duas funções pedagógicas: a analítica, ou seja, com base no estudo gramatical podemos entender a estrutura do português e outras línguas de origem latina; e a cultural, que é acessar mais de dois mil anos de conhecimento escrito", explica o fundador. Ao contrário da maioria dos outros cursos, o Curso de Latim Online destaca a segunda como objetivo. “E é daí que vem o interesse da maioria dos alunos”, conta Rafael Falcón.

 

Por isso, as aulas sempre contêm passagens de textos literários, históricos ou filosóficos no original, mesmo que contenham trechos cuja estrutura gramatical ainda seja complexa para os alunos. "Com o tempo e acompanhamento, fica mais fácil captar o 'tom' do que está escrito", diz Falcón. Há ainda um fórum entre professor e alunos para compartilharem o aprendizado do latim.

 

O Procurador do Estado de São Paulo e tradutor Elpídio Fonseca, que fez o curso, namora a língua há mais de trinta anos e inclusive estudou com um monge beneditino. "O diferencial do Rafael é fazer o aluno desde o começo mergulhar em textos escritos naquela época, sem as ‘facilitações’ de vários outros métodos que, por melhores que fossem, nunca me permitiram ler nada no original", narra.

 

Fã dos romanos Virgílio (poeta) e Cícero (orador e filósofo), Rafael Falcón também se interessou pelo idioma há tempos. Hoje com 28 anos, começou a tentar entender o latim aos 14. Além de dar aulas, é coordenador da Coleção Clássica da editora Concreta. "Acredito que, ao ensinar e resgatar a importância da língua, é possível fazer diferença na formação e cultura das pessoas", afirma.

 

Os pacotes do Curso de Latim Online custam a partir de R$ 300 e consistem nos módulos Básico, Intermediário e Avançado com, respectivamente, 12, 14 e 10 aulas. O curso completo, com 36 vídeos, sai por R$ 870.

 

Sobre o Curso de Latim Online

Curso online de latim voltado para a leitura de textos originais na língua. Criado em 2013 por Rafael Falcón, as aulas na internet surgiram depois de o professor não conseguir atender à demanda de alunos interessados em aulas particulares. Ao todo, são cerca de 60 horas/aula divididas em 36 vídeos – em todos, há leitura de textos em latim para desenvolver a capacidade do aluno de compreender o idioma escrito. www.cursodelatimonline.com.br. Contato: [email protected]

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?