05/01/2016

E-commerce 2016: agregar valor e melhorar logística são chaves para continuar crescendo

Especialista da ESV Digital diz em entrevista inédita que consumidor espera mais que frete grátis e promoções

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Para Robson Del Fiol, CEO da empresa especializada em marketing na web ESV Digital (www.esvdigital.com.br) é possível que o e-commerce brasileiro continue a crescer mesmo em meio à crise se se diversificar e investir nas ferramentas certas. Em entrevista, Del Fiol deu conselhos a quem pretende expandir sua marca no segmento, que deve fechar 2015 com crescimento de 15%, totalizando R$ 40 bilhões vendidos, segundo projeção da E-bit. Veja o que ele diz:

 

ESV Digital

 

1.  Hoje, o Brasil é apenas o 21º país no ranking global de vendas online. Ao que se deve essa colocação, em sua opinião?

Robson Del Fiol (RDF): A participação do e-commerce no varejo brasileiro como um todo ainda é pequena, com apenas 3% de seu faturamento, contra quase 8% dos principais centros globais. Estamos dois anos atrasados em relação ao desempenho dos Estados Unidos e Europa.

 

2.  Mesmo com o atual cenário de crise, os e-commerces conseguirão crescer em 2016?

RDF: Neste ano, devemos continuar em um cenário de incertezas econômicas, o que cria dificuldades para a expansão dos e-commerces e exigirá maior valor agregado e a prestação de serviços diferenciados para ganhar destaque. Mas sim, é possível.

 

3.  O que deve ser feito para aumentar as vendas online, então?

RDF: Melhorias em logística, entrega de novos benefícios para os consumidores e investimentos em trade marketing – essencialmente a inserção de publicidade nos sites de venda.

 

4.  Na prática, em que se traduzem estas ações?

RDF: Garantia estendida, instalação e configuração grátis, milhas extras nas compras, assim como facilidades de pagamento, por exemplo com cartões private label. Mas estas são apenas ideias e o caminho para crescer está aberto a inovações.

 

5. Você também mencionou o trade marketing. Como essa prática pode auxiliar os e-commerces?

RDF: A renda ganha com os anúncios pode ajudar a diminuir os custos de operação e essa troca de espaços de propaganda entre e-commerces de setores diferentes permite ainda aumentar o mix de produtos oferecidos.

 

6. Em termos de logística, de que maneira os e-commerces podem otimizar seu desempenho?

RDF: É possível fazer isso em diversas áreas, sendo indispensável uma melhor integração em toda a cadeia de valor. Há o exemplo do cross docking, em que varejos virtuais compram transportadoras ou fazem parcerias para enviar os produtos ao consumidor direto dos centros de distribuição dos fabricantes, diminuindo, assim, o tempo de entrega.

 

Sobre a ESV Digital

Empresa especializada em marketing digital que atua em três pilares: consultoria, elaboração de estratégias e análise de dados. Nesta última, a ESV emprega um software próprio para medir a importância de cada canal na eficácia do branding dos clientes. Com o resultado, é possível definir com precisão como otimizar os investimentos e melhorar o ROI de 15% até 25%. www.esvdigital.com.br. Telefone: (11) 5082-4555.

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