15/07/2019

Educação: Projetos sociais, aptidões para esporte e teatro destacam brasileiros para admissão em Harvard

Crimson Education indica melhores maneiras para sair na frente no processo seletivo da universidade; engenharia e administração são os cursos mais procurados

5
(1)
Educação: Projetos sociais, aptidões para esporte e teatro destacam brasileiros para admissão em Harvard

Mais de 40 mil estudantes se inscrevem anualmente para o processo de admissão para graduação de Harvard, porém apenas dois mil são aprovados, sendo cerca de sete brasileiros, segundo dados da própria universidade. Para manter e ajudar a aumentar essa presença em uma das melhores instituições de ensino do mundo, a consultoria Crimson Education do Brasil (www.crimsoneducation.org) assessora estudantes em cada etapa do processo de candidatura, para que esses consigam a tão desejada vaga.

Excelente desempenho acadêmico, altas notas nas provas padronizadas, fluência em inglês, atividades extracurriculares e cartas de recomendação já não são os únicos requisitos pedidos. “Com tantos candidatos qualificados, simplesmente ser um bom aluno ou ter tirado a nota máxima nos testes de admissão não é mais suficiente. Mostrar destaque e liderança tem um peso muito grande e outros aspectos do processo seletivo passam a ser mais decisivos, como ter ganho uma medalha em uma olimpíada acadêmica internacional ou ter uma pesquisa científica publicada num jornal”, diz Laila Parada-Worby, gerente da Crimson e ex-aluna de Harvard. 

Caso a área de interesse do estudante seja Ciências da Computação, por exemplo, ele poderá participar de concursos como a Olimpíada Brasileira de Informática, aprender as principais linguagens de programação, desenvolver um aplicativo ou até mesmo ensinar outras pessoas sobre o que sabe. Isso mostra ao comitê de admissões que aquele candidato já faz a diferença em sua comunidade e proporcionará contribuições significativas como aluno.

Esporte e arte são atrativos na aplicação

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as carreiras em administração e engenharia que são valorizadas em Harvard e não é preciso ser brilhante em exatas para conseguir a vaga. Eles também têm os departamentos de ciências biológicas, literatura e artes, por exemplo, além de atividades complementares como esportes e voluntariado. Talentos esportivos e artísticos de alto nível também podem se destacar em solo norte-americano. “Não importa a área, se o candidato tiver motivação, iniciativa, resiliência e liderança, ele demonstrará um perfil mais interessante para as universidades”, recomenda Laila.

Enquanto os recrutadores buscam construir turmas balanceadas, os brasileiros ainda têm preferência por cursos mais tradicionais. Economia, Administração, Engenharia, Ciências da Computação e Relações Internacionais são os mais procurados pelos alunos atendidos pela consultoria. Muitos jovens se interessam pela graduação no exterior e automaticamente pensam em Harvard. Contudo, nem sempre o perfil do candidato é compatível com o ambiente e ele não terá todos os frutos que poderia ter em outra universidade, por exemplo. Por isso, a Crimson alinha as preferências e objetivos de cada aluno para direcioná-lo ao melhor caminho. 

Entre tantas atividades e requisitos necessários para a realização desse sonho, o mais importante é manter ótimas notas durante o Ensino Médio, se destacar naquilo que realmente gosta e faz bem e elevar essas habilidades a nível regional, nacional e até mesmo internacional. “Desenvolva projetos e tenha postura de liderança, influenciando positivamente outras pessoas para aumentar o impacto de suas iniciativas”, indica a ex-aluna. 

Sobre a Crimson Education

Fundada em 2013, a consultoria educacional e internacional oferece suporte especializado na preparação de alunos para que sejam aceitos nas melhores universidades dos EUA e Reino Unido. Presente em 20 países, contabiliza mais de 460 aprovações nas 50 melhores universidades dos EUA. No último ano, 99% dos alunos foram aceitos em uma ou mais das suas primeiras opções de universidade. www.crimsoneducation.org.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?