24/09/2014

Empreendedores em série: grupo parte para terceira startup digital

Imobox, MuccaShop e Orelha de Livro foram lançados com investimento quase nulo

Lançar protótipos antes de implementar versões completas. Foi o que os irmãos empreendedores Carlos Fertonani, 36, e Luis Fertonani, 40, fizeram para criar os sites Imobox, MuccaShop (www.muccashop.com.br) e Orelha de Livro (www.orelhadelivro.com.br), exatamente nessa ordem, em um período de 4 anos.

 

Mucca Trio

 

Apostando no conceito de Lean Startups, os sócios lançaram os sites em série a partir do menor investimento possível, permitindo que os erros aconteçam quando o negócio ainda não tem escala. “O segredo é testar logo o projeto, para descobrir o que funciona e o que não. Se ele se comprovar viável, continuamos investindo”, afirma Carlos.

 

O Imobox estreou na web praticamente sem capital e, com os bons resultados, foi comprado pelo buscador Apontador, em 2010. Para criar o MuccaShop (www.muccashop.com.br), maior shopping virtual do Brasil, os irmãos convidaram para a sociedade Sandro Baumann, 28, amigo de um amigo que acabara de passar pela Mercedes-Benz, na Alemanha. Estava formado o time com dois administradores (Carlos e Sandro) e um designer (Luis).

 

O MuccaShop teve investimento inicial de cerca de R$ 1.000. Nos primeiros meses o trio lançou mão de home office, empregos paralelos e reuniões periódicas em um café de Curitiba (PR). Para reduzir os gastos comerciais da startup, disponibilizaram gratuitamente espaços publicitário na página, que hoje chegam a custar R$ 0,40 por clique nas categorias mais buscadas. No início eram três lojas anunciando no site; hoje são mais de 300. “O modelo de negócio escolhido e o fato de ser uma empresa na web possibilitaram o baixo investimento”, conta Baumann.

 

Novamente, com o sucesso do MuccaShop, os três sócios criaram o Orelha de Livro (www.orelhadelivro.com.br), uma das maiores redes sociais literárias do Brasil. “O capital que entra nós reinvestimos em melhorias dentro dos próprios sites, ou no lançamento de outros”, comenta Luis. Hoje o time conta com 15 funcionários e um escritório moderno no centro de Curitiba (PR).

 

O próximo passo dos empreendedores é tornar o marketplace mais interativo e alcançar faturamento de R$ 2 milhões até o final do ano. Daí sairão recursos para outros projetos tão inovadores quanto os primeiros.

 

Sobre o MuccaShop:

É um shopping online que, assim como o tradicional, reúne lojas de segmentos como moda, artigos esportivos, itens automotivos, artigos de decoração, construção, entre outros. Ele redireciona o consumidor à página do produto procurado e o próprio e-commerce o comercializa. As lojas entregam em todo o Brasil. www.muccashop.com.br.

 

Sobre o Orelha de Livro:

Criado no início de 2013 pelo shopping virtual MuccaShop (www.muccashop.com.br), o Orelha de Livro é uma das únicas redes sociais no Brasil dedicadas ao público leitor. Com quase 200 mil usuários cadastrados, a ideia é conectar pessoas que compartilham o gosto pela leitura. Os participantes podem comentar as obras, escrever resenhas, seguir e interagir com outros usuários, além de compartilhar suas experiências de leitura. www.orelhadelivro.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!