08/06/2015

Empreendedores fogem do portunhol para fechar negócios na América Latina

¡Hola! ¿Qué Tal? trabalha com metodologia de ensino a distância exclusiva para brasileiros

0
(0)

Diante da perspectiva desfavorável para a economia este ano, empreendedores brasileiros têm olhado com bons olhos para a América Latina. No entanto, é preciso superar a barreira do idioma: o “portunhol” até resolve na hora de falar sobre futebol com os “hermanos”, mas quando o assunto são negócios, é preciso dominar a língua. A ¡Hola!  ¿Qué Tal? (www.holaquetal.com.br) é uma escola de espanhol com mais de 20 anos de experiência que lançou o curso Hablando (www.hablando.com.br) para solucionar os erros e dúvidas mais frequentes dos brasileiros.

 

Hola que Tal

 

 

21 palavras ou expressões que o portunhol vai te fazer errar

Espanhol

Português

Aceitar

Colocar óleo

Aguinaldo

13º salário

Al contado

À vista

Al por mayor

Atacado

Al por menor

Varejo

Alejado

Afastado

Apellido

Sobrenome

Carpeta

Pasta

Cheque de pago diferido

Cheque pré-datado

Concurrir

Ir

Contestar

Responder

Desgrasado

Sem gordura

Encuotas

Parcelado

Enefectivo

Em dinheiro

Enderezar

Endireitar

Halagar

Adular

Mayoristas

Atacadistas

Minoristas

Varejistas

Polvo

Propina

Gorjeta

Tarjeta de crédito

Cartão de crédito

 

 

A metodologia da escola leva em conta, entre outros conteúdos, os falsos cognatos – palavras parecidas, mas com significados totalmente diferentes que podem resultar em mal-entendidos. Portanto, achar que é possível improvisar com o “portunhol” pode ser uma grande armadilha. 

 

Por exemplo, quando você disser que “aceita” uma proposta comercial, vai é fazer a oportunidade ir por água abaixo, porque “aceitar”, em espanhol, quer dizer colocar óleo. E quando uma das partes “contestar” a proposição, ela não quer briga, apenas está dando um retorno (“contestar” = “responder”).

 

O comércio tem outros termos que podem causar confusão no empreendedor. “Al por mayor” não quer dizer “por maior”, mas sim por atacado – “mayoristas” são os atacadistas. Já “al por menor”, adivinhe, é o varejo – “minoristas” correspondem aos varejistas. Também é bom aprender as formas de pagamento para não passar vergonha: “al contado” é à vista; “enefectivo”, dinheiro vivo; e “encuotas”, parcelado.

 

O Hablando nasceu para evitar esses mal-entendidos e ajudar a conseguir uma pronúncia clara e fluída. Nas aulas, são elucidadas dúvidas recorrentes, desde simples até as mais complexas, e ensinados vocabulários de viagens e negócios. O curso está dividido em três níveis, com aproximadamente 30 aulas cada. Já está presente em universidades como Estácio de Sá, Unisa e, em breve, Candido Mendes.

 

A ¡Hola!  ¿Qué Tal? foi criada pelo casal de argentinos Elsa e Eduardo Selener quando perceberam as dificuldades particulares dos brasileiros no aprendizado do espanhol. Decidiram fazer disso um negócio e, além do Hablando, também oferecem intensivos e cursos in company para aulas dentro de empresas. O investimento é a partir de R$ 282.

 

Sobre a ¡Hola!  ¿Qué Tal?

Escola de espanhol online com metodologia pensada para o ensino a brasileiros. A ¡Hola!  ¿Qué Tal? começou em 1995 oferecendo cursos para empresas, faculdades e instituições e, a partir de 2013, levou as aulas para a internet. A escola tem opções intensivas e voltadas para diversas profissões, como o curso direcionado a empresários. Fundada pelo casal de argentinos Elsa e Eduardo Selener. www.hotaquetal.com.br. Telefone: (11) 3661-2014.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?