20/07/2017

Empreendedorismo: Conheça os ensinamentos da vida no mar para o mundo dos negócios

Canal do YouTube Hashtag Sal traz histórias de pessoas que trocaram suas casas por veleiros e mostra o que empresários podem aprender com isso

Hashtag Sal

No mar, se você desvia um pouco do rumo, perde tempo. Na vida e nos negócios, também. "Às vezes você tem um sonho, mas dá voltas, procrastina, não segue um foco. Mas tempo não é como dinheiro, nunca pode ser recuperado, então é necessário traçar um caminho e segui-lo”, diz Adriano Plotzki, criador do canal Hashtag Sal (www.youtube.com/hashtagsal). Ele fala com propriedade. Nos últimos três anos, Adriano achou seu rumo e alcançou um sonho: morar em um veleiro contando histórias de pessoas que encontraram em barcos uma casa.

Lançado em 2014, o canal surgiu para desvendar as histórias contadas no boca a boca por aqueles que vivem no mar. “A princípio, pensamos em fazer um documentário, mas percebemos que a internet permitiria atingir um público maior e fazer um projeto sem limitação de prazo”, conta Adriano, que toca o Hashtag Sal junto à esposa, Aline Sena. Navegando principalmente nas costas Sudeste e Sul do Brasil, o #Sal, mais do que um retrato do mundo náutico, faz reflexões de como determinadas questões da vida humana são universais, independentemente da rotina – ou da falta dela.

Para Adriano e Aline, que também são donos de uma produtora de vídeos em São Paulo, um dos setores que mais pode aprender com as histórias narradas no programa é o empreendedorismo. Responsabilidade, otimização de recursos, resiliência e espírito de equipe são características fundamentais para navegar com sucesso – e são postas à prova todos os dias no mar.

“Numa travessia, se as condições estiverem ruins, não há o que fazer, tem que aguentar e ir em frente. Da mesma forma, passando tanto tempo junto dentro de um barco, a importância de escolher as pessoas certas cresce”, exemplifica Adriano, que também destaca o processo cotidiano de otimizar ao máximo o uso de eletricidade, o consumo de água potável e a gestão do lixo a bordo.

O canal também é inspiracional. “Dois terços do nosso público nunca velejou, mas ainda assim o programa atrai como inspiração”, afirma Aline. “Ver alguém que largou tudo para morar no mar faz com que ir ao trabalho de bicicleta não seja uma decisão tão radical, por exemplo. Ajuda a desconstruir comportamentos condicionados”, diz ela.

Com planos de viajar por toda a costa brasileira, o próprio casal se vê na intersecção entre o mundo dos negócios e a vida no mar. Morando em definitivo no veleiro Brutus desde junho, por um lado precisam se preocupar com a gestão da produtora, ir a reuniões em São Paulo e buscar novos patrocínios para o #Sal. Por outro, precisam estar atentos a boletins meteorológicos, estudar cartas marítimas e aprimorar a técnica da vela. “No mar, você precisa dominar e conciliar conhecimentos múltiplos para sobreviver”, comenta Aline. “À frente de um negócio ou carreira, também”.

Sobre o Hashtag Sal

Canal do YouTube que revela a vida dos moradores do mar. Criado em 2014, #Sal acompanha as viagens de Adriano Plotzki e Aline Sena em busca de histórias de pessoas que têm em veleiros suas casas. Além de retratar o mundo náutico, o canal traduz conhecimentos e experiência desse ambiente que podem ser empregados no empreendedorismo e na vida em terra firme. Desde meados de 2017, o casal se mudou em definitivo para o veleiro Brutus. www.youtube.com/hashtagsal. www.hashtagsal.com.br.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!