09/11/2016

Emprego retoma fôlego para cargos executivos

Segundo consultoria de headhunting, vagas represadas ao longo do ano voltam a ficar disponíveis em um primeiro respiro da crise

0
(0)

People Oriented

O mercado de trabalho brasileiro começa a dar o primeiro sinal de recuperação após um longo período de turbulência. A avaliação é da People Oriented (peopleoriented.com.br), consultoria especializada no recrutamento de profissionais de diferentes setores. Apesar de historicamente desfavorável a contratações, os últimos meses do ano de 2016 têm se mostrado propensos a reabsorver profissionais.

De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no terceiro trimestre deste ano o setor industrial teve uma alta de 0,3%. Um número pequeno, mas significativo visto que o segmento vinha de uma sequência de cinco resultados negativos. “O desempenho da indústria traz um certo otimismo de que o cenário econômico pode entrar em uma trajetória de recuperação. Historicamente, o mercado de recrutamento antecipa esse tipo de processo por meio do aumento das contratações de pessoal”, explica Helena Magalhães, sócia da People Oriented. Para efeito de comparação, de setembro para outubro o número de vagas para cargos executivos dobrou no LinkedIn.

Para Helena, o movimento que acontece agora é uma resposta natural a um longo período de represamento de cargos. Depois do momento mais acirrado da crise, as empresas reabrem suas portas e voltam a buscar profissionais para posições que estavam congeladas – e até mesmo contratam pessoal para novos postos, com vista a projetos de longo prazo.

A perspectiva de investimento do governo em infraestrutura também contribui para esse cenário positivo. Licitações voltadas ao setor energético, por exemplo, desencadeiam uma onda de contratações necessárias para atender a demanda gerada pelos projetos. Esse processo engloba posições variadas, que vão de níveis executivos a técnicos, seguindo um padrão de expansão de cima para baixo na cadeia de comando. ”À  medida que novos postos executivos surgem, demais cargos seguem o fluxo”, explica a especialista.

Na People Oriented, a recente resposta do mercado de trabalho já dá resultado: o faturamento aumentou 24% entre setembro e outubro em comparação com o mesmo período do ano passado e já há contratos firmados com grandes empresas brasileiras de setores variados para auxiliar na busca por executivos em 2017. A própria consultoria, inclusive, está contratando para atender a demanda crescente.

Sobre a People Oriented

Consultoria especializada recrutamento de executivos. Voltada para cargos de middle e senior management, a People Oriented foi fundada no final de 2014 a partir da expertise acumulada de mais de 20 anos dos sócios Helena Magalhães, Rafael Meneses e Adelino Neto em executive search. www.peopleoriented.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?