03/08/2016

Enem: Escolaridade dos pais afeta desempenho dos filhos no exame

Levantamento inédito aponta que mais da metade dos descendentes de quem cursou até o ensino fundamental tem baixa pontuação na prova

0
(0)

Enem Virtuak

Às vezes, só a vontade não basta. Um cruzamento de dados inédito feito a partir de informações do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (o último divulgado) mostra que a escolaridade dos pais exerce grande influência sobre a nota final dos filhos. A análise foi feita pelo Enem Virtual (www.enemvirtual.com.br) – portal especializado em conteúdos para quem vai prestar a prova – em parceria com a Educa Insights. A pesquisa revela que quanto mais tempo os progenitores estudam, maiores as chances de os descendentes superarem a marca de 600 pontos no Enem.

Segundo o levantamento, filhos de pais e mães que chegaram, no máximo, até o ensino fundamental, não atingiram nem 450 pontos em 52% dos casos – apenas 19% deles passaram dos 600 pontos. Por outro lado, nos lares onde os pais alcançaram o ensino superior, 48% dos estudantes tiraram mais de 600 pontos. Nesse caso, o número de jovens que ficou abaixo dos 450 pontos é muito baixo, 6%.

"O resultado mostra que existe uma ‘herança’ no que se refere à formação educacional dos pais. É claro que há casos de jovens com pais menos escolarizados que superam essa barreira e se saem bem no Enem, mas infelizmente isso é a exceção, e não a regra”, diz Fernanda Lapidus Hecht, gestora do Enem Virtual. ”Da  mesma forma, quem vem de família mais estudada já nasce com meio caminho andado”, afirma.

Outro dado da análise também coloca a questão da inclusão social em cheque. Entre os alunos com desempenho abaixo de 450 pontos, 19% declararam que seus pais sequer estudaram ou não souberam responder à pergunta. Enquanto isso, entre os que tiraram mais de 600 pontos, somente 3% se encaixam nessa definição.

Para Daniel Infante, diretor da Educa Insights, o resultado da análise revela que o governo deveria priorizar incentivos para que os estudantes alcancem o ensino superior. “O resultado da pesquisa é só uma amostra de como a educação é um pilar essencial na redução das desigualdades sociais”, comenta.

O levantamento levou em consideração 5,9 milhões de candidatos do Enem 2014 que compareceram aos dois dias do Exame e não zeraram nenhuma prova, o equivalente a 68% do total de inscritos. Hoje, o Enem é responsável por selecionar mais de 20% dos estudantes que ingressam em faculdades e universidades pelo país, tanto públicas quanto privadas.

Sobre o Enem Virtual

O portal Enem Virtual é um centro de informações sobre o Enem com orientações para candidatos, provas antigas, dicas de redação, entre outros. Integra o portfólio de sites de Educação da empresa americana QuinStreet, líder em marketing de performance e geração de leads na internet. www.enemvirtual.com.br.

Sobre a Educa Insights

Pioneira em pesquisa para o mercado de educação, a empresa oferece um variado portfólio de serviços e soluções a clientes comprometidos com excelência. http://educa-insights.com.br.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?