01/10/2018

Equipamento transforma resíduos orgânicos e fezes em gás de cozinha em comunidade carente

HomeBiogas implanta sistemas em localidades com infraestrutura precária; projeto reduz problemas de saúde, desmatamento, acúmulo de lixo e emissão de gás de efeito estufa

0
(0)

HomeBioGas

Não por escolha própria, grande parte da população de Jalpatagua, na Guatemala, precisava cortar árvores e coletar madeira para cozinhar e, sem banheiros, faziam as necessidades no solo da mata. Isso durou até a instalação de 12 sistemas HomeBiogas (www.homebiogas.com.br), que transformam resíduos orgânicos, esterco animal e fezes humanas em gás para cozinhar e assim ajudam a elevar a qualidade de vida da comunidade.

O projeto, realizado a partir da cooperação entre órgãos dos governos guatemalteco e israelense, é uma solução para melhorar as condições de vida, saneamento básico e saúde e reduzir a degradação ambiental dessa e de outras áreas subdesenvolvidas do mundo. Com o aumento da população e consequente produção cada vez maior de lixo e esgotamento dos recursos naturais não renováveis, como a água e o petróleo, alternativas como essas são necessárias e primordiais.

Foram instalados dois vasos sanitários HomeBiogas, banheiro integrado que se conecta diretamente aos sistemas, sem necessidade de manuseio, reutilizando as fezes humanas, assim como os resíduos orgânicos em geral, na produção de gás para fins de cocção. Similar ao utilizado em barcos, ele é equipado com uma válvula para bombear água e consome 1,2 litro de água por descarga, ao invés dos 9 litros utilizados em um banheiro tradicional – o que corresponde ao desperdício de 40 mil litros de água por ano, em uma família de cinco pessoas.

“É alarmante que as pessoas fizessem as necessidades no chão, já que contamina o solo e a água dos lençóis freáticos, desencadeando diversas doenças”, aponta Leandro Toledano, representante da HomeBiogas no Brasil. “O vaso sanitário é um sistema de simples funcionamento e que muda radicalmente a vida da comunidade”, completa.

A substituição dos fornos a lenha por fogões a gás oriundos de resíduos de material orgânico também teve um grande impacto. “As famílias ganharam tempo, pois passavam até seis horas por semana coletando madeira para cozinhar, e principalmente tinham a saúde prejudicada por causa da inalação da fumaça altamente tóxica produzida”, esclarece Toledano. Com o biofertilizante líquido e natural, subproduto resultante do processo do HomeBiogas, os moradores conseguiram, ainda, economizar deixando de comprar agrotóxicos frequentemente usados e ter uma alimentação mais saudável.

Os efeitos são sem precedentes em diversas áreas. A longo prazo, o desmatamento e problemas de saúde devem cair na região, assim como o acúmulo de lixo e o gás metano proveniente, que será aproveitado nos aparelhos – cada sistema reduz as emissões de carbono em seis toneladas por ano. “A reação dos moradores foi instantânea, eles ficaram muito entusiasmados e esperançosos com as novidades. São pessoas que viviam uma situação precária, sem o suprimento das necessidades básicas e, com este projeto, tiveram suas vidas transformadas”, conta Toledano, feliz em ter participado. 

A HomeBiogas já está presente em mais de 90 países, inclusive no Brasil, onde aterrissou em 2018. Engajada em causas socioambientais, a empresa apoia projetos governamentais e ONGs, além de oferecer equipamentos ao consumidor final.

Sobre o HomeBiogas

Equipamento que reutiliza resíduos orgânicos para gerar gás para cozinha e um fertilizante líquido natural como subproduto. Com 3 kg de resíduos despejados por dia, é possível gerar até três horas de consumo de gás. Entre os benefícios, além da reciclagem e a economia de energia, estão os impactos na saúde – com a redução do uso de carvão – e o emprego em sistemas de saneamento básico. Foi criado por uma empresa israelense e chega ao Brasil na metade de 2018. www.homebiogas.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?