Follow @imprensarelease
13/10/2015

Esculturas de cerâmica materializam o lúdico dos livros de colorir para adultos

Denominadas Animals, peças da ceramista Norma Grinberg dão cor ao ambiente e remetem à infância

O lúdico não ficou para trás no universo da decoração este ano: a Casa Cor São Paulo 2015, por exemplo, trouxe referências de dimensões e formas não lineares em seus projetos e composições. Na esfera das artes plásticas, a ceramista Norma Grinberg (www.normagrinberg.com.br) criou uma nova coleção de peças multicoloridas, denominada “Animals”, que também traz a inspiração do imaginário, do sonho e da infância.

 

Norma Grinberg

 

As esculturas de cerâmica remetem a pequenos animais e apresentam-se em formatos variados, que vão desde uma composição linear, passando por ângulos retos até chegar às curvas. “Dependendo do ângulo e do repertório do observador, é possível enxergar um tamanduá, um crocodilo, um cavalo-marinho e até mesmo um dinossauro”, brinca Norma.

 

A artista conta que esse momento mais colorido e lúdico de sua carreira chegou junto com sua fase avó. Sua inspiração são as brincadeiras e o tempo que passa com os netos e de seu contato com a rica fauna do Amazonas, em uma de suas viagens pelo Brasil. Sendo assim, a coleção não poderia deixar de abusar do colorido, com destaque para tons terrosos, avermelhados, azulados e claros, próximos ao branco.

 

“Tanto as formas como as cores das novas peças manifestam-se em consonância para trazer não apenas o lúdico, mas instigar a interpretação. O ato de olhar a obra e tentar desvendá-la”, explica a ceramista. Os itens são opções para deixar o ambiente divertido e dar um toque sonhador ao espaço. As peças da coleção “Animals” serão expostas em uma mostra da Lighton International Artists Exchange Program, nos EUA.

 

Norma se inspira nas correntes minimalista e construtivista, marcadas por formas geométricas simples e compreensão universal. A artista já desenvolveu obras para construtoras como Even, Rossi e Feller, bem como para diversos condomínios nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre.

 

Sobre Norma Grimberg

Norma Grimberg é artista plástica, pós-graduada em Poéticas Visuais pela USP e a única brasileira a integrar a International Academy of Ceramics (IAC). Dedica-se à cerâmica desde a década de 1970 e tem trabalhos expostos em coleções no Brasil e ao redor do mundo. A ceramista também desenvolve esculturas e instalações para condomínios e já criou obras para empreendimentos em diversas capitais do Brasil. www.normagrinberg.com.br. Tel.: (11) 3816-7447.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!