17/04/2017

Estágio: 5 segredos para ser efetivado

Responsabilidade e autoconhecimento estão entre as chaves para garantir a carteira assinada depois de formado

0
(0)

Estagiários Online

O estágio pode ser uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Para ajudar os universitários a alcançarem o sonho da carteira assinada, o Estagiários Online (www.estagiariosonline.com.br) – plataforma de recrutamento que conecta estudante e empresas – apresenta cinco dicas:

1.      Características para o sucesso 

Seja responsável, proativo e comprometido. Essas características são indispensáveis para o sucesso não só de quem está estagiando, como de todos os profissionais. Cumprir prazos, estar disposto a aprender e realizar as tarefas com eficiência são condutas básicas que contam muito na decisão do chefe de efetivar um estagiário.

2.      Observe e socialize

Funcionários mais experientes podem ser boas fontes de aprendizado. Tire dúvidas e observe como eles agem em cada situação, tentando assimilar suas práticas diárias. Além disso, aproveite o contato com os colegas de trabalho para a construção e fortalecimento da sua rede de contatos profissionais. “O networking desenvolvido desde o estágio pode gerar ótimos frutos na carreira dos universitários, como indicações para vagas internas e em outras empresas do mesmo setor”, ressalta Kleber Costa, cofundador do Estagiários Online.

3.      Seja solícito, mas sem deixar o básico de lado

É comum que, na tentativa de mostrar trabalho e chamar a atenção dos superiores, o estagiário aceite mais tarefas que o seu tempo e disponibilidade comportam. Ser solícito é importante, mas não adianta ficar sobrecarregado e deixar de cumprir com a sua lista de tarefas principais de maneira satisfatória. Faça uma boa gestão de tempo e organização e, aos poucos, você estará apto a novas funções.

4.      Priorize aprendizados e experiências

É praticamente unânime o desejo dos estagiários de serem efetivados, porém isso não deve ser o único objetivo. No ambiente de trabalho, os universitários aprendem a lidar com problemas, pensar em soluções e trabalhar em grupo – práticas importantes para a formação profissional. Além disso, o estágio é uma ótima oportunidade de refletir se acertou na escolha da carreira.

5.      Analise seu desempenho

A autoavaliação é uma forte aliada para o desenvolvimento e crescimento ao longo da carreira. É preciso compreender suas limitações para encontrar maneiras de superá-las. Por isso, reflita e pondere os comentários feitos em sessões de feedback. Aproveite também os momentos de avaliação para comunicar ao seu chefe o desejo de ser efetivado ao final do contrato de estágio.

Sobre o Estagiários Online

Plataforma de recrutamento e seleção que conecta empresas e estagiários. Foi lançado em 2016 pelos empresários Marcos Botelho, Kleber Costa, André Diniz, Arnaldo Tibyriçá e Francisco Bernardes. É grátis e oferece radar de talentos e painel de controle de vagas com métricas para empresas. Os candidatos podem gravar um vídeo-currículo e conversar com as empresas pelo chat on-line, além de participarem de vídeo-entrevistas e vídeo-dinâmicas em grupo. www.estagiariosonline.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?