27/03/2017

Estágio: 6 burocracias que o candidato precisa saber

Estagiários Online responde as principais dúvidas dos universitários que desejam experiência profissional

0
(0)

Estagiários

Ao buscar uma oportunidade de estágio ou até mesmo aceitar uma proposta, é preciso que os candidatos se atentem a certos detalhes. Para auxiliar os universitários com a burocracia ligada a essa modalidade de trabalho, a plataforma Estagiários Online (www.estagiariosonline.com.br) dá seis dicas fundamentais:

1)      Obrigatoriedade

Nem todo curso de graduação exige que os estudantes façam estágio. É preciso verificar a grade curricular e consultar se a atividade é obrigatória. Vale ficar atento às oportunidades que a própria universidade oferece. Muitas vezes, iniciações científicas valem como horas de estágio, por exemplo.  

2)      Jornada de trabalho

O período de trabalho pode ser de 20 ou 30 horas semanais, isto é, quatro ou seis horas diárias. O estagiário não pode exceder tal carga horária para que seu desempenho acadêmico não seja prejudicado. Além disso, durante a semana de provas, o universitário terá sua jornada reduzida pela metade – é aconselhável apresentar o calendário do curso para o empregador o quanto antes para evitar mal-entendidos.

3)      Benefícios

O estagiário deve obter algum tipo de benefício do contratante, seja uma bolsa-auxílio ou outro. Ao haver a remuneração, não são obrigatórios outros tipos de benefício, como vale-transporte ou alimentação. Ao receber uma proposta, é importante que o universitário avalie se o retorno acordado é justo. Caso a bolsa não corresponda às expectativas, por exemplo, é importante refletir se a experiência vale o esforço.

4)      Recrutamento

Muitas entrevistas de estágio, ou pelo menos as primeiras etapas de seleção, são realizadas por meio de plataformas on-line. Dessa forma, é ideal que o universitário esteja cadastrado em algumas delas para ficar de olho no mercado. O Estagiários Online auxilia nesse processo e disponibiliza oportunidades em diversas áreas.

5)      Férias

Depois de um ano, o estagiário tem direito a um mês de férias remuneradas. Caso o período de contrato seja menor, o descanso será proporcional: seis meses correspondem a 15 dias, por exemplo. As férias devem ser combinadas com antecedência com o contratante.

6)      Relatório

O empregador deverá preencher um relatório semestral de desempenho, por meio do qual avaliará o trabalho do estagiário. O documento deve ser retirado junto à universidade e devolvido após o preenchimento e assinatura por parte do aluno e da empresa. Sem ele, não é possível contabilizar as horas de estágio.  

Sobre o Estagiários Online

Plataforma de recrutamento e seleção que conecta empresas e estagiários. Foi lançado em 2016 pelos empresários Marcos Botelho, Kleber Costa, André Diniz, Arnaldo Tibyriçá e Francisco Bernardes. É grátis e oferece radar de talentos e painel de controle de vagas com métricas para empresas. Os candidatos podem gravar um vídeo-currículo e conversar com as empresas pelo chat on-line, além de participarem de vídeo-entrevistas e vídeo-dinâmicas em grupo. www.estagiariosonline.com.br.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?