26/08/2015

Ex-metalúrgico abre franquia de óculos para fugir da crise

NYS Collection foi nova fonte de renda encontrada após demissão de montadora

Aos 50 anos, Evandro Moreira Nunes perdeu o emprego. Ele trabalhava em uma montadora no ABC como coordenador de projetos e foi alvo das demissões no setor em meio à crise. Há 30 anos atuando no mercado, não aguentou passar mais do que 45 dias em casa enviando currículos. Foi então que conheceu a NYS Collection (www.nysbrasil.com.br) – franquia norte-americana de óculos de sol e grau presente em 40 países – e decidiu empreender.

 

NYS

 

O quiosque da NYS foi a opção que melhor se ajustou ao orçamento e expectativas de Nunes, que recorreu a reservas financeiras para abrir o negócio que opera desde junho em um shopping em Santo André. Apesar do cenário econômico atual, os negócios vão bem e, até dezembro, o novo empreendedor espera faturar R$ 200 mil.

 

Os conhecimentos da profissão anterior são úteis para lidar com o dia a dia das finanças e gerir o estoque. Ainda assim, segundo Nunes, optar pelo modelo de franquia foi essencial para evitar surpresas no meio do caminho. “Quando me decidi pelo franchising, pensei na vantagem de ter um plano de negócios estruturado e testado, além de parâmetros de crescimento do quiosque”, afirma. 

 

Para o ex-coordenador de metalurgia, a mudança de nicho foi radical. “Eu já tinha passado em frente a uma loja da NYS em Orlando, mas daí a trabalhar nesse segmento, jamais imaginei. E hoje é até engraçado porque, na minha vida inteira, acho que nunca vi tanta gente usando óculos”.

 

Com quase três meses de operação, Nunes diz estar familiarizado com o negócio. “Foram 30 anos trabalhando na indústria, mas até que eu peguei rápido a tarefa de atender o público”, conta. Além do treinamento oferecido pela franqueadora, o empreendedor recebe visitas regulares dos profissionais de campo da NYS, que vão até a loja oferecer suporte.

 

Com esse time no background, Nunes tem planos de abrir uma segunda loja dentro de um ano e meio. O prazo médio de retorno do investimento de R$ 118.500, incluindo taxa de franquia e estoque de 550 óculos, é de 20 meses.

 

Sobre a NYS Collection

Marca norte-americana de óculos presente em mais de 40 países, com cerca de 1.500 pontos de venda. Oferece cinco linhas de óculos escuros (New York, Polarizada, Personality Clear, Kids e Elite) e uma linha de óculos de grau (Optical). Utiliza o modelo “touch and buy”, em que o próprio cliente pode manusear e escolher seu produto. Foi fundada em 1996 por dois nova-iorquinos. Em 2013 chegou ao Brasil e, no ano seguinte, começou a franquear. Em 2015, a meta é alcançar 20 unidades no país. www.nysbrasil.com.br. Telefone: (11) 2337-9227.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!