06/07/2015

Fechaduras elétricas já são uma realidade para residências brasileiras

Novos modelos de fechaduras e centrais de controle de acesso são opções para residências e condomínios atualizarem sistema de segurança do imóvel, e aposentarem as tradicionais chaves

0
(0)

Ir para casa tarde da noite, chegar na frente da porta, colocar a mão no bolso e… não encontrar a chave. Quem não passou por uma experiência parecida em algum momento da vida? Além do tempo fora de casa tendo que esperar chegar algum chaveiro para abrir sua porta há sempre que se levar em conta que alguém mal-intencionado possa estar com a sua chave, ou seja, com fácil acesso à sua casa.

 

Segurançajato

 

Agora, empresas de automação fazem com que seja cada vez mais acessível o acesso das pessoas às fechaduras elétricas, algo que já é bastante utilizado em empresas e no ramo hoteleiro. A maioria delas utiliza como forma de autenticação a tecnologia RFID (uma pequena etiqueta que responde a sinais de rádio), senha numérica ou até mesmo biometria.

 

Apesar de ser vista com certa desconfiança, empresas como a Intelbras produzem equipamentos com soluções simples para aumentar a segurança do imóvel. Um exemplo prático é a obrigatoriedade de o usuário digitar alguns números aleatórios antes de digitar a senha ou passar o cartão de proximidade. Isso evita que as marcas das digitais fiquem mais fortes nos números da senha, o que facilitaria a identificação por um invasor.

 

Outro fator que torna as fechaduras digitais mais procuradas ultimamente são os modelos de instalação de sobrepor, em que a trava e os módulos são presos na porta e na parede, dispensando a necessidade de furar a parede ou procurar algum modelo específico para a espessura da porta. Isso também faz com que o consumidor se sinta mais seguro em instalar ele mesmo o aparelho, sendo que as próprias empresas fabricantes de fechaduras disponibilizam gratuitamente no Youtube vídeos com tutoriais para instalação de seus produtos.

 

Especializada em segurança eletrônica para imóveis, a SegurançAjato (www.segurancajato.com.br) notou o aumento de interesse dos consumidores em instalar esses novos modelos de fechaduras em suas residências. Hoje, o modelo FR200 da Intelbras é o mais procurado no site, porém a intenção da loja virtual é em ampliar seu catálogo de fechaduras digitais, oferecendo diferentes opções de marcas consolidadas como a Samsung e Yale.

 

Hoje, já é possível adquirir uma fechadura digital por menos de R$ 800,00. Se por um lado o preço parece salgado em comparação às fechaduras comuns, o retorno em segurança e na comodidade de seus usuários acabam compensando o investimento, é o que afirma Cezar Loureiro, gerente da SegurançAjato: “A fechadura digital ajuda a controlar o acesso das pessoas à sua casa. O dono do imóvel pode, por exemplo, dar cartões para a faxineira ou um pedreiro que esteja reformando a casa e definir os dias e horários em que eles terão acesso liberado. E caso eles não precisem mais trabalhar lá, ou se alguém perder o cartão, é só desabilitar o acesso. O mesmo acontece em caso de roubo do cartão, assim não tem mais o transtorno de trocar a fechadura de casa, como costuma acontecer quando são utilizadas chaves tradicionais”.

 

Também, segundo Loureiro, esses novos modelos de controle de acesso estão sendo bastante procurados por condomínios que procuram deixar o sistema de portaria eletrônica atualizado e mais seguro, pois facilita o gerenciamento dos acessos diários ao local, o que acaba valorizando o imóvel e dando mais tranquilidade para seus moradores. O mesmo cartão de proximidade, por exemplo, pode ser utilizado para abertura da garagem ou do portão principal, sendo que alguns modelos, como o Automatiza Duo, salvam o registro de eventos com o horário em que cada usuário entrou ou saiu do imóvel.

 

Além disso, alguns modelos vêm com Função Pânico, que cadastra uma senha ou cartão que dispara o alarme quando acionada. Isso acabou por aumentar o interesse de síndicos e administradores de condomínios por estes atuais modelos de controle de acesso, pois garante maior proteção ao local e possui baixo custo de instalação e implantação.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?